Cinco pessoas no centro de Lincoln, New Hampshire , foram diagnosticadas com doença dos legionários.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos de New Hampshire (DHHS) anunciou a notícia em um comunicado à imprensa em 12 de agosto.
É provável que os cinco indivíduos afetados tenham sido expostos a gotículas de água contaminada de uma torre de resfriamento atrás do RiverWalk Resort, afirmou o comunicado, já que os testes confirmaram a presença da bactéria Legionella na água.
“Qualquer pessoa que tenha visitado a área próxima à torre de resfriamento contaminada deve monitorar os sintomas”, disse o Dr. Benjamin Chan, epidemiologista do estado de New Hampshire, no comunicado.
“Pessoas que desenvolverem febre ou outros sintomas de pneumonia dentro de 14 dias após passarem algum tempo nesta área devem conversar com seu médico sobre testes para infecção por Legionella.”
Aqueles que estiverem a menos de 800 metros da torre de resfriamento podem correr risco de exposição, alertou o DHHS.
O que é a doença dos legionários?
A doença dos legionários é um tipo de pneumonia causada pela bactéria Legionella.
A bactéria geralmente é encontrada em lagos, riachos e outros ambientes de água doce.
No entanto, ele pode crescer e se espalhar em ambientes fechados por meio de chuveiros, torneiras de pia, banheiras de hidromassagem, fontes/recursos hídricos, sistemas de encanamento e outros sistemas de água, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Quando as pessoas engolem ou respiram gotículas de água que contêm Legionella, elas podem potencialmente adoecer com a doença dos legionários.
Embora a transmissão humana seja possível em casos raros, a doença normalmente não é transmitida de pessoa para pessoa, de acordo com o CDC.
“Indivíduos com maior risco incluem fumantes e aqueles com doença pulmonar coexistente”, disse o Dr. Nathan Goodyear, diretor médico da Brio-Medical no Arizona, à Fox News Digital.
“Outros fatores de risco”, disse ele, “incluem idade avançada, doenças cardiovasculares , obesidade e sistemas imunológicos comprometidos”.
Os sintomas da doença dos legionários geralmente aparecem entre dois e 14 dias após a exposição.
Os sinais são semelhantes aos de outros tipos de pneumonia e incluem os seguintes:
- Tosse
- Febre
- Falta de ar
- Dores musculares e de cabeça
Alguns pacientes também podem sentir náuseas, diarreia e confusão, observou o CDC.
“A natureza dos sintomas não é necessariamente o que diferencia a Legionella de outras causas, mas o histórico de exposição a ‘reservatórios criados pelo homem’, embora isso possa ser difícil de discernir no início da infecção e/ou em um surto”, disse Goodyear.
“O câncer também é uma comorbidade da doença dos legionários”, acrescentou o médico.
Aqueles que apresentarem algum desses sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente, aconselha o CDC.
O diagnóstico da doença dos legionários é feito por meio de radiografia de tórax, exame de urina e análise laboratorial de uma amostra de catarro.
A maioria das pessoas com a doença se recupera com um tratamento com antibióticos.
Em alguns pacientes, no entanto, doenças graves podem levar à insuficiência pulmonar ou à morte, de acordo com o CDC.