Formada por 85% de mulheres, a enfermagem é uma profissão que se dedica diariamente ao cuidado à população, enfrentando cargas de trabalho elevadas, sem locais de descanso digno, e sendo o pilar central da saúde pública e privada. Na data que marca o Dia Internacional da Mulher (08.03), o Fórum Nacional de Enfermagem instituiu a data como dia de luta pela aprovação do piso salarial da enfermagem, e profissionais de todo Brasil se mobilizaram.
Em Manaus, foi realizada uma Carreata pela Valorização da Enfermagem que foi comanda pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) com apoio do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos do Amazonas (SATEAM) também contou com a participação de profissionais e acadêmicos de enfermagem da
e da Liga Multidisciplinar de Urgência e Emergência e Trauma do Amazonas (LAMET-AM), além de centenas de profissionais que registraram presença no evento.
A ação também acontece em diversos municípios do interior, sendo realizados atos nas instituições de saúde, pontos turísticos e locais de grande movimentação em suas respectivas cidades.
“É um dia extremamente importante para a enfermagem brasileira, um dia de luta, um dia de mobilização, estamos lutando por valorização, salários dignos, cargas de trabalho justas e locais dignos de descanso. Neste Dia Internacional da Mulher nós lembramos que a enfermagem é em sua maioria formada por mulheres que lutam diariamente e enfrentam jornadas exaustivas, situações desconfortáveis e se dedicam ao exercício da profissão de forma esplendorosa, a nossa categoria merece respeito e principalmente valorização” afirmou o presidente do Coren-AM, enfermeiro Sandro André.
O objetivo principal da carreata e dos atos realizados, foi chamar a atenção das autoridades e da população em geral para esta pauta que está em tramitação desde 2021 e até o momento ainda não foi aprovada.
Os profissionais que participaram do evento se reuniram na Avenida do Samba, e saíram em carreata rumo ao Complexo Turístico da Ponta Negra. Durante o trajeto foram declaradas palavras de ordem, e realizado buzinaços para chamar atenção da sociedade e de autoridades em prol dos peitos da enfermagem.
“Por ser o Dia Internacional da Mulher e esse dia representar um marco pela luta das mulheres operárias por melhores condições de trabalho, hoje também é um dia de luta da enfermagem que predominantemente é composta por mulheres e estamos aqui ecoando a nossa voz pela aprovação do piso salarial da enfermagem, visto que somos nós que atuamos em todas as vertentes do cuidado à população, seja na iniciativa privada e/ou pública” destacou France Moraes, presidente do SATEAM.
O projeto de Lei 2564/2020 que trata do piso salarial Nacional da enfermagem já passou por diversos trâmites e recentemente foi averiguado pelo grupo de trabalho da Câmara Federal que foi favorável à proposta orçamentária apresentada, encaminhando-a para aprovação em caráter de urgência e aguardando a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).