Governo do Amazonas inicia implantação de serviço inédito de hemodinâmica no HPS João Lúcio

Unidade vai passar a oferecer diagnóstico e tratamento para aneurismas, AVC e trombose, antes realizados apenas no Hospital Francisca Mendes

Foto: Divulgação / SES-AM

O Governo do Amazonas deu início esta semana à implantação de um novo serviço de hemodinâmica, no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus. A unidade, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), passará a oferecer diagnóstico e tratamento minimamente invasivo para aneurismas, Acidente Vascular Cerebral AVC) e trombose, serviços antes realizados apenas no Hospital Francisca Mendes.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a implantação de hemodinâmica no João Lúcio é um momento histórico para a rede de saúde.  “O novo serviço vai dar resolutividade e agilidade às ações de saúde, de acordo com o perfil dessa unidade, reduzindo significativamente o tempo de internação e de recuperação dos pacientes”, disse a secretária.

O novo equipamento de hemodinâmica implantado no HPS João Lúcio, explica Nayara Maksoud, começou a operar na fase chamada de “aplication”. “É a fase em que todas as etapas e o que o equipamento pode ofertar de serviços são validados”, afirmou.

Durante a semana, os profissionais do HPS João Lúcio também participaram de treinamento no Francisca Mendes, com a equipe de hemodinâmica da unidade.

Segundo o neurocirurgião Carlos Michel Peres, a implantação do serviço de hemodinâmica elimina a necessidade de remoção do paciente de alto risco. “Realizar o procedimento aqui mesmo é uma clara vantagem que contribuirá para um melhor desfecho clínico”, explica.

O novo serviço implantado no HPS João Lúcio, afirma o médico, otimiza toda a rede estadual. “Sem dúvida, isso amplia acesso e reduz o tempo de espera pelo procedimento. A urgência do João Lúcio não precisará mais competir por vagas com os pacientes eletivos do Francisca Mendes e de outras unidades. Isso dará maior vazão aos atendimentos em ambas as unidades, beneficiando especialmente os pacientes do interior que aguardam por procedimentos”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui