Saiba como ocorre a transmissão do herpes labial

Infectologista do Sistema Hapvida dá dicas de como se proteger do contágio da doença

O herpes é uma doença viral que ocorre através de pequenas bolhas reunidas na pele ou na genitália. Quando é ocasionada pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1), ela acaba surgindo nos lábios. A sua transmissão se baseia, principalmente, através de gotículas da saliva, pelo beijo e ao colocar objetos contaminados na boca.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, está sujeita ao seu contágio. No entanto, a doença se manifesta com mais rapidez quando o indivíduo está com a imunidade baixa. Ao invadir o corpo, o vírus se instala nos nervos e nos gânglios (glândulas do sistema linfático).

A infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca fala um pouco sobre a doença e como ela se manifesta. “Herpes é uma grande família de vírus que tem vários tipos, o mais comum é este que podem fazer feridas tanto na boca quanto no órgão genital, então, ele é considerado um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais e por contato. Normalmente, se pega na infância, a primeira infecção pode inclusive gerar febre e mal estar. Em todos os casos há tratamento, e lembrando que tanto o contato com outras pessoas, quanto o compartilhamento de itens pessoais, devem ser evitados. E o importante do herpes é buscar ajuda, porque existe tratamento eficaz”, destaca.

Como já dito, o quadro da doença é caracterizado pelo agrupamento de pequenas bolhas de água nos lábios e, antes de elas despontarem, o paciente sente coceira e formigamento na região. Para diferenciar a herpes de outras enfermidades que também provocam bolhas na boca, é preciso consultar um médico especialista, visto que há casos específicos de afta que podem ser confundidas com herpes.

Os sintomas da herpes se manifestam por cerca de uma semana e, depois, somem. Entretanto, como o vírus fica escondido no corpo, novos casos podem ocorrer quando a imunidade sofre outro abalo.

Não há uma cura definitiva para a herpes labial, no entanto o uso adequado de certos antivirais pode reduzir a reincidência de novas crises. Cremes, pomadas e remédios orais podem entrar nessa estratégia, a depender de cada caso.

Herpes no BBB

Na última semana, o assunto relacionado a doença ganhou repercussão nas redes sociais, devido ao participante do reality show Big Brother Brasil 22 (TV Globo), Eliezer, mesmo com herpes, ter beijado outras participantes do programa.

Após o episódio, o apresentador do Big Brother informou que Eliezer foi atendido pela equipe médica do programa, que o havia orientado sobre os cuidados necessários, garantindo que o confinado será lembrado novamente das medidas necessárias para conter o vírus.

Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 7,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Grupo Promed, Premium Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 49 hospitais, 203 clínicas médicas, 49 prontos atendimentos, 176 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui