Em comparação com a tirzepatida, Wegovy® demonstrou uma redução significativa de 57% no risco de eventos cardiovasculares graves (infarto, AVC ou morte por qualquer causa) em pessoas com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular (DCV) que mantiveram a adesão ao tratamento¹.
A análise de todos os pacientes tratados, independentemente de pausas no tratamento, também mostrou uma redução significativa de 29% no risco de eventos cardiovasculares para os usuários de Wegovy® em comparação com os usuários de tirzepatida¹.
O estudo STEER, com dados de vida real, reforça a crescente evidência que sugere que os benefícios cardiovasculares observados com Wegovy® são específicos da molécula semaglutida, não sendo extensíveis a outras terapias¹ baseadas em GLP-1 ou GIP/GLP-1.
Bagsværd, Dinamarca, 31 de agosto de 2025 – A Novo Nordisk apresentou hoje, durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) 2025, em Madrid, dados do estudo de vida real STEER. A análise, baseada na experiência real de pacientes, investigou o risco de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE) com Wegovy® (semaglutida 2,4 mg) em comparação com tirzepatida, em pessoas com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular (DCV) estabelecida, sem diabetes¹.
Os resultados mostram que, entre os pacientes que seguiram o tratamento continuamente, Wegovy® demonstrou uma redução de risco de 57% para infarto, AVC e morte (cardiovascular ou por qualquer causa) em comparação com a tirzepatida. Foram registrados apenas 15 eventos cardiovasculares (0,1%) no grupo de Wegovy®, contra 39 eventos (0,4%) no grupo de tirzepatida.
Considerando todos os pacientes que iniciaram o tratamento, independentemente de interrupções, Wegovy® manteve uma redução de risco significativa, de 29% para os mesmos desfechos em comparação com a tirzepatida.
“Nosso estudo histórico, SELECT, mostrou que Wegovy® está associado a uma redução significativa de 20% no risco de eventos cardiovasculares, resultado reforçado por reduções ainda maiores em estudos de vida real como SCORE e STEER. Os resultados são claros – o STEER demonstra que Wegovy® reduz o risco de infarto, AVC ou morte em 57% em comparação com a tirzepatida”, ressalta Ludovic Helfgott, vice-presidente executivo e líder de Estratégia de Produto & Portfólio da Novo Nordisk. “Esses dados confirmam que a semaglutida se destaca como o único medicamento baseado em GLP-1 disponível com benefícios cardiovasculares comprovados para pessoas que vivem com obesidade e doença cardiovascular, sem diabetes.”
“Esses dados são um marco e reforçam o que os estudos clínicos já apontavam: o tratamento da obesidade com semaglutida vai muito além da perda de peso. Comprovar essa superioridade na redução de eventos cardiovasculares graves em um cenário de vida real, com pacientes que encontramos em nossos consultórios, nos dá uma confiança ainda maior. O estudo STEER não apenas demonstra um benefício clínico robusto, mas também reforça que a proteção cardiovascular é uma característica intrínseca da molécula de semaglutida. Isso redefine o tratamento da obesidade como uma estratégia fundamental para salvar vidas e prevenir as complicações mais temidas associadas à doença”, afirma Marília Fonseca, endocrinologista e diretora da área médica da Novo Nordisk no Brasil.
Sobre obesidade e doença cardiovascular
Todos os anos, quase 21 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças cardiovasculares (DCV), principal causa de incapacidade e morte no mundo². A obesidade está diretamente associada a complicações (morbidade), mortalidade e hospitalizações por doenças cardiovasculares3,4. Apesar de a mortalidade por DCV ter diminuído nas últimas duas décadas, as mortes cardiovasculares associadas à obesidade aumentaram significativamente. Atualmente, duas em cada três mortes relacionadas à obesidade estão ligadas a doenças cardiovasculares5,6.
No Brasil, o cenário é alarmante. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, quase um terço da população adulta convive com a doença7, que é um fator de risco direto para as enfermidades que mais matam no país.
Sobre o estudo de vida real STEER
Estudos de vida real, que reúnem evidências a partir da experiência real de pacientes, complementam os ensaios clínicos randomizados, considerados o padrão-ouro para avaliar a segurança e eficácia de um tratamento8. O STEER foi um estudo retrospectivo e observacional de vida real que avaliou a eficácia de Wegovy® (semaglutida 2,4 mg) em comparação com tirzepatida na prevenção de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE) em adultos dos EUA com sobrepeso ou obesidade e doença cardiovascular (DCV) estabelecida, sem histórico de diabetes. O desfecho primário avaliou o MACE revisado de 5 pontos (infarto, AVC, hospitalização por insuficiência cardíaca, revascularização coronária e morte por qualquer causa) e o MACE revisado de 3 pontos (infarto, AVC e morte por qualquer causa). Também foram analisados os desfechos MACE não revisados (3 e 5 pontos), que incluíam morte cardiovascular em vez de morte por qualquer causa¹.
O estudo incluiu participantes do banco de dados norte-americano Komodo Research (de 1º de janeiro de 2016 a 31 de janeiro de 2025), com 45 anos ou mais, que iniciaram tratamento com Wegovy® ou tirzepatida a partir de 13 de maio de 2022. Cada grupo contou com 10.625 participantes. Para assegurar a comparação direta entre os grupos, os pesquisadores utilizaram a metodologia de propensity score matching para equilibrar as características dos usuários de Wegovy® e de tirzepatida, garantindo que os grupos fossem semelhantes no início do estudo¹.
A análise principal incluiu todos os participantes que iniciaram tratamento, independentemente de eventuais interrupções na terapia, enquanto uma análise de sensibilidade avaliou apenas os desfechos em pessoas que não tiveram interrupções superiores a 30 dias consecutivos¹.
Sobre o estudo SELECT e o estudo de vida real SCORE
SELECT foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e de grupos paralelos, desenhado para avaliar a eficácia de Wegovy® (semaglutida 2,4 mg) em comparação com placebo, como adjuvante ao tratamento padrão, na prevenção de MACE em pessoas com sobrepeso ou obesidade e DCV estabelecida, sem histórico prévio de diabetes. Os participantes tinham idade ≥45 anos e índice de massa corporal (IMC) ≥27 kg/m2.9.
O objetivo primário do SELECT foi demonstrar a superioridade de Wegovy® em relação ao placebo na redução da incidência de MACE de 3 pontos, composto por morte cardiovascular, infarto não fatal (infarto do miocárdio) ou AVC não fatal9.
SCORE foi um estudo de vida real conduzido nos EUA que analisou os desfechos de MACE entre usuários e não usuários de Wegovy® (semaglutida 2,4 mg) em prática clínica, que atendiam a critérios de inclusão semelhantes aos do SELECT e tinham idade ≥45 anos, com sobrepeso ou obesidade e DCV estabelecida sem diabetes10.
Sobre Wegovy®
A semaglutida 2,4 mg é um agonista do receptor de GLP-1 de administração subcutânea semanal, comercializado sob o nome de Wegovy®. No Brasil11, Wegovy® é indicado como complemento a uma dieta com redução calórica e aumento da atividade física para controle de peso em adultos com IMC ≥30 kg/m² (obesidade) ou em adultos com IMC ≥27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso. Wegovy® também é indicado para pacientes pediátricos a partir de 12 anos de idade com IMC inicial no percentil 95 ou superior para a idade e gênero (obesidade) e peso corporal acima de 60 kg. O medicamento foi aprovado pela Anvisa em janeiro de 2023.
Na União Europeia, Wegovy® é indicado como adjuvante a uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física para o manejo de peso em adultos com IMC ≥30 kg/m² (obesidade) ou adultos com IMC ≥27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. Também é indicado para pacientes pediátricos a partir de 12 anos de idade, com IMC inicial no percentil 95 ou superior para idade e sexo (obesidade) e peso corporal acima de 60 kg. A bula europeia também inclui dados sobre redução do risco de MACE, melhora nos sintomas e na função física de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp), além de redução da dor associada à osteoartrite de joelho12.
Nos Estados Unidos, Wegovy® é indicado, em combinação com dieta hipocalórica e aumento da atividade física, para reduzir o risco de MACE em adultos com DCV estabelecida e obesidade ou sobrepeso, bem como para reduzir o excesso de peso corporal e manter a perda de peso a longo prazo em pacientes pediátricos a partir de 12 anos com obesidade e em adultos com obesidade ou sobrepeso na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso13. Também é indicado para o tratamento de esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) 14.
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 77 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2,5 mil funcionários. Está presente em dois estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP) e um site produtivo em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Referências
Wilson L, Zhao Z, Divino V, et al. Semaglutide is associated with lower risk of cardiovascular events compared with tirzepatide in patients with overweight or obesity and ASCVD and without diabetes in routine clinical practice. Oral presentation at the European Society of Cardiology Congress 2025; 29 August–01 September 2025; IFEMA Madrid, Madrid, Spain.
World Heart Federation. World Heart Report 2023: Confronting the World’s Number One Killer. Available at: Link. Last accessed: July 2025.
Haidar A and Horwich T. Obesity, Cardiorespiratory Fitness, and Cardiovascular Disease. Curr Cardiol Rep. 2023;25:1565–1571.
Zizza C, Herring AH, Stevens J, et al. Length of Hospital Stays Among Obese Individuals. Am J Public Health. 2004;94:1587–1591.
Raisi-Estabragh Z, Kobo O, Mieres JH, et al. Racial Disparities in Obesity-Related Cardiovascular Mortality in the United States: Temporal Trends From 1999 to 2020. J Am Heart Assoc. 2023;12: e028409.
Collaborators GBDO, Afshin A, Forouzanfar MH, et al. Health Effects of Overweight and Obesity in 195 Countries over 25 Years. N Engl J Med. 2017;377:13–27.
World Obesity Atlas 2025, World Obesity Federation.
Blonde L, Khunti K, Harris SB, et al. Interpretation and Impact of Real-World Clinical Data for the Practicing Clinician. Adv Ther. 2018;35:1763–1774.
Lincoff AM, Brown-Frandsen K, Colhoun HM, et al. Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes. N Engl J Med. 2023;389:2221–2232.
Zhao Z, Song J, Faurby M, et al. Lower Risk of MACE and All-Cause Death in Patients Initiated on Semaglutide 2.4 mg in Routine Clinical Care: Results from the SCORE Study (Semaglutide Effects on Cardiovascular Outcomes in People with Overweight or Obesity in the Real World). Moderated poster presentation at the American College of Cardiology Scientific Session & Expo 2025; 29–31 March 2025; McCormick Place Convention Center, Chicago, US. Presentation 947-13.
Wegovy® Prescribing information. Available at: Link Last accessed: August 2025.
Wegovy® Summary of Product Characteristics. Available at: Link. Last accessed: August 2025.
Wegovy® Prescribing information. Available at: Link. Last accessed: August 2025.
FDA Approves Treatment for Serious Liver Disease Known as ‘MASH’ | FDA.