Louismar Bonates conhecido por defender a dignidade dos presos e celas de luxo vai representar o Amazonas junto a Sérgio Moro

Cel. Bonates

Precisamos dar um mínimo de dignidade humana para a pessoa que está lá cumprindo pena por um fato ilícito”, destacou o Coronel Louismar Bonates, em 2015, quando foram denunciadas celas de luxo na vistoria realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pelo Exército Brasileiro no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), e uma delas servia ao traficante Zé Roberto.

Celas de luxo no Amazonas que foram extintas por determinação judicial. Suíte do narcotraficante ‘Zé Roberto da Compensa

REPRESENTAR O AMAZONAS NA REUNIÃO, segunda-feira (4), COM MINISTRO SÉRGIO MORO

O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Louismar Bonates, conhecido por dizer que presos tem que ser tratados com dignidades, vai representar o Amazonas na reunião que ocorre nesta segunda-feira (4) com governadores e secretários estaduais e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em Brasília. Durante o encontro, Moro apresentará o novo Projeto de Lei Anticrime.

Bonates viajou à capital federal neste domingo (3). Após a reunião com Moro, o titular da SSP vai se encontrar com o ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, e com o secretário nacional de Segurança Pública, General Teophilo, para tratar sobre assuntos específicos do Amazonas, segundo informou a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

O governador Wilson Lima (PSC) não participa do evento por conta de agenda previamente marcada em Manaus, e que inclui para esta terça-feira a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, na reunião do ministro Moro com os representantes dos Estados serão apresentadas propostas de combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

O texto será enviado ao Congresso Nacional para análise dos parlamentares nos próximos dias e faz parte das metas prioritárias dos cem dias de trabalho do governo federal.

Em vídeo publicado nas redes sociais do ministério, Moro afirmou que as medidas têm objetivo de combater ao mesmo tempo diversas modalidades criminosas.

EM 2015, BONATES FICOU CONHECIDO NACIONALMENTE POR DEFENDER DIGNIDADE DE PRESOS E CELAS DE LUXOS.

Precisamos dar um mínimo de dignidade humana para a pessoa que está lá cumprindo pena por um fato ilícito”, destacou o Coronel Louismar Bonates, em 2015, quando foram denunciadas celas de luxos para os presos, entre eles o traficante Zé Roberto.

“Nós temos 25 celas com uma melhoria devidamente autorizada pelo Juiz da Vara de Execuções Penais(VEP). Ele tem conhecimento e determinou”, afirmou o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Coronel Louismar Bonates, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (29), para falar sobre a vistoria realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pelo Exército Brasileiro no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Dentre as “celas de luxo”, está também a do narcotraficante “Zé Roberto da Compensa’’. Em diversas celas foram encontradas camas de casal, diversos alimentos, ventiladores, armas brancas, televisores e freezers. Suíte do narcotraficante ‘Zé Roberto da Compensa’.

“São celas chamadas de motel ou visita íntima. Nós temos também não é frigobar e sim freezers, em todas as alas, e também determinado pelo juiz, porque nesse clima em um sistema super lotado e a pessoa tomar água de torneira, não tem quem aguente”, destacou.

“Precisamos dar um mínimo de dignidade humana para a pessoa que está lá cumprindo pena por um fato ilícito e tem que pagar. Não será por causa disso que serão tratados como sub-raça. Lá nós temos presos de todas as celas e pegaram só a do Zé Roberto. Tem outros partilhando das celas em que a melhoria é azulejo. Estamos com problema de doença pele nos presídios por conta da umidade e estamos buscando alguma algo que seja mais barato do que cerâmica pra colocar em todas elas”, relatou o coronel.

As celas foram extintas por determinação do desembargador Sabino Marques, presidente do Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), e mandou pintar com tinta emborrachada.

Portal Chumbo Grosso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui