TCE-AM é a única instituição do Amazonas e entre TCE’s a disputar prêmio nacional de Comunicação

Corte de Contas do Amazonas disputa na categoria “Em ação” que premiará instituições que produziram conteúdos de impacto

Foto: Joel Arthus

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) é indicado para o Prêmio Nacional de Comunicação Pública promovido pela Plataforma de Inteligência e Benchmarking SocialMediaGov. O prêmio está na sua terceira edição e o TCE-AM é a única corte de contas estadual e única instituição pública do Amazonas na disputa.

Nesta edição, o TCE Amazonas disputa na categoria “Em ação” que premiará instituições que produziram conteúdos de impacto mostrando a entrega de suas ações e serviços ao cidadão. Disputam com a Corte de Contas do Amazonas, a Prefeitura de São Paulo, os Governos de São Paulo e Paraná, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

A lista das instituições públicas indicadas foi divulgada na manhã desta sexta-feira (21) pelas redes sociais do SocialMediaGov. Os vencedores serão conhecidos em uma solenidade, durante o 14º Redes Wegov, em Florianópolis, Santa Catarina, em 29 de abril deste ano.

“Uma das metas desde o início da gestão foi aproximar a Comunicação da sociedade dando transparência aos atos do Tribunal e utilizando a rede social inclusive para chegar aos nossos jurisdicionados. Termos o TCE-AM como única Corte de Contas estadual e única instituição pública do Estado é motivo de honra para o Tribunal”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins.

A Diretora de Comunicação Social do TCE-AM, Mariana Sodré, a indicação ao prêmio em uma categoria diferente do ano passado simboliza uma evolução do trabalho realizado pela Comunicação. Em 2024, o TCE-AM foi reconhecido nacionalmente entre as que mais aproximam o setor público da sociedade.

“A indicação ao prêmio simboliza que atualmente mais do que aproximar, passamos a produzir conteúdos de impacto sobre a atuação do Tribunal de Contas, em atendimento as determinações da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. Significa dizer, acima de tudo, uma mudança de estratégia: inicialmente, mostramos quem somos e como chegar até nós. Agora, focamos significativamente na importância e impacto das ações do Tribunal na vida da sociedade e como a fiscalização para correta aplicação dos recursos públicos é fundamental para implementação de políticas públicas”, afirmou a Diretora de Comunicação do TCE-AM, Mariana Sodré.

A Diretora Adjunta de Comunicação, Dhyene Brissow, avalia que a indicação é fruto do trabalho estratégico da Equipe de Comunicação do TCE-AM, que em 2024 se concentrou em mostrar a atuação do Tribunal de forma simples e de fácil compreensão, seguindo uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A comunicação é um serviço público dos mais relevantes para a população. A instituição pode oferecer o melhor serviço, mas essa informação precisa chegar até a sociedade. A gestão da conselheira Yara Amazônia Lins está focada nesse trabalho de aperfeiçoamento dos serviços do tribunal em todas as áreas, inclusive na comunicação, mostrando o trabalho e as ações do TCE-AM de forma simples, em linguagem simples, para melhor compreensão do cidadão. Isso amplia o alcance das ações do Tribunal à medida que a população compreende o que é feito no TCE”, afirmou Dhyene Brissow.

Disputa

Segundo a organização da premiação, a categoria “Em ação” ressalta instituições que produziram conteúdos de impacto mostrando a entrega de suas ações e serviços ao cidadão. Entre os critérios observados estão o envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência temática com a categoria.

De acordo com a assistente da Diretoria de Comunicação do TCE-AM e responsável pela coordenação das redes sociais, Nathália Silveira, a produção de conteúdo foi pautada com um olhar diferenciado: do cidadão para o TCE-AM.

“Passamos a coletar informações com os jurisdicionados e com a sociedade para alinhar os anseios da população com as atividades do Tribunal para, após análises da equipe de Comunicação, produzirmos conteúdo que representassem as ações do Tribunal que impactam diretamente a vida da sociedade”, esclareceu a assistente da Diretoria de Comunicação, Nathália Silveira.

Caso seja declarado vencedor da categoria “Em ação”, o TCE-AM ainda disputará com os demais 10 vencedores das outras categorias da premiação de “Melhor Conteúdo do Ano”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui