Livro infanto juvenil aborda a extinção do sauim-de-coleira

Em novo livro sobre o sauim-de-coleira, lançado em plataforma digital neste mês, o casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e o jornalista Marcus Pimenta, inovam na abordagem sobre a necessidade da conservação desse primata, o mascote oficial da cidade de Manaus.

No livro “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu”, destinado ao público infantojuvenil, o imaginário e a realidade se encontram para conduzir o leitor pelas aventuras vividas por uma família de macacos sauins-de-coleira na busca de uma floresta para morar. Juntos eles enfrentam inúmeros desafios e perigos, mas também obtêm muitos ensinamentos sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e os humanos. Assim, divertindo e instruindo, a obra tem a intenção de sensibilizar as crianças e jovens para a conservação desse macaquinho, que corre o risco de desaparecer das nossas matas.

Para dar acesso ao livro gratuitamente, os autores criaram uma plataforma multimídia para garantir o acesso gratuito ao livro, aproximar as crianças e jovens da espécie e reforçar o potencial da leitura como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade. Nela, além do livro no formato ebook e videobook, o usuário também encontrará um booktrailer, informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata (http://ossauinsdecoleiraeaplanta.com.br/).

Na última parte do livro estão sugestões para capacitar pais e professores a desenvolverem atividades interativas, que favorecem a reflexão sobre comportamentos de respeito à natureza e o gosto pela leitura. Essa é a primeira obra literária sobre a espécie, destinada a este público e foi produzida usando palavras e gírias comuns a cultura amazônica. A intenção é resgatar as tradições linguísticas regionais e despertar o sentimento de pertencimento a cultura local. Assim, as crianças e jovens do Amazonas podem aproveitar melhor o livro, cuja história passa em seu próprio quintal!

O livro foi financiado pelo Edital NO 006/2018-Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Prefeitura de Manaus e contou com o apoio da Campanha SALVE O SAUIM e o Instituto Sauim-de-coleira.

Sobre os autores

Maurício Noronha é biólogo, fundador e diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira e coordenador da Campanha SALVE O SAUIM. É autor de artigos científicos e livros sobre temas amazônicos, entre eles “Sauim-de-coleira: A história de uma espécie ameaçada de extinção”.

Dayse Campista é bióloga, fundadora e diretora administrativa do Instituto Sauim-de-coleira. Integra o comitê de várias campanhas educativas de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Publicou vários livros e cartilhas de conteúdo ambiental. Recebeu homenagens pelo seu trabalho.

Marcus Aurelius Pimenta é jornalista, escritor e roteirista. É autor de outros vinte e quatro livros para os públicos adulto e infantil, com destaque para “Terra Papagalli” e “Chapeuzinhos coloridos”. Além disso, escreveu roteiros para longas metragens, documentários e séries de animação infantis premiadas na TV brasileira (Mundo Ripilica, Florestabilidade, Peixonautas entre outros).

Rogério Borges é um ilustrador premiado (Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Associação Paulista de Críticos de Arte, UNESCO entre outros). Trabalhou nas grandes editoras e com os produtores da Vila Sésamo. Desde os anos 80, entrega-se também à pintura, projetos editoriais e ilustração para as principais publicadoras do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui