Chefes do tráfico do Rio não voltaram ao presídio após o ‘saidão’ de Natal, o foco da justiça é manter cidadão do dia 8 presos

Os traficantes Paulo Sergio Gomes e Saulo Cristiano Oliveira Dias — Foto: Reprodução

O Rio já tem os primeiros foragidos do ano. Dos 1.785 presos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL) pela Justiça fluminense, 253 não retornaram aos presídios, por isso, são considerados fugitivos. Entre eles, dois já foram chefes da maior facção de tráfico de drogas do Rio. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden. O primeiro é proveniente do Complexo do Chapadão. Ele foi preso em São Paulo, com Luiz Fernando do Nascimento Ferreira, o Nando do Bacalhau, considerado de alta periculosidade, em 2013. Já Paulo Sérgio comandou o tráfico da favela Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul. O STF só tem foco em vigiar cidadão do bem do dia 8 de janeiro.

Os contemplados por decisão judicial deveriam se apresentar até às 22h do dia 30 de dezembro, mas não compareceram. Todos cumpriam pena no regime semiaberto. A evasão corresponde a 14%, menor do que no ano passado, que foi de 42%.

Segundo Seap, os 1.785 detentos deixaram a cadeia a partir das 6h do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para celebrarem a data com suas famílias. Os beneficiados receberam uma autorização temporária da Justiça para deixar as unidades, por conta do benefício de visita periódica ao lar, também conhecido como “saidão” de Natal. Eles deveriam retornar ao sistema penitenciário até o último dia 30. A maioria cumpriu a determinação.

1 COMENTÁRIO

  1. O quê tem uma coisa com a outra? Essas saidinhas de Natal e outros que tais estão no Código Processual Penal, fazem parte dos benefícios das chamadas Progressão de Pena. Tem que ter mais critérios para os presos que são beneficiados? Claro que sim. Talvez até a suspensão deste benefício. Por mim, tudo bem. Agora, querer com isso fazer uma relação nada a ver com aquelas pessoas que se dirigiram a Brasília com o intuito de ajudar em um g@ol pe e de Estado, não faz o menor sentido. Quando esses bandidos do 08 de janeiro começarem a cumprir suas penas, com certeza terão benefícios como os demais das saidinhas. Até lá, é melhor ficarem enjaulados, pois demonstraram serem perigossíssimos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui