Durante um evento recente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas ao Brasil, abordando temas como a relação econômica entre os países e a situação da liberdade de expressão no país.
Trump citou o Brasil em seu discurso, fazendo uma menção negativa à perseguição judicial que, segundo ele, teria resultado em uma das maiores tarifas já aplicadas por seu governo. Ele também acusou o país de ter se aproveitado dos Estados Unidos durante a administração de Joe Biden.
Além disso, o ex-presidente insinuou que o Brasil interfere em direitos fundamentais dos americanos, praticando censura. Sem citar nomes, Trump se referiu a uma corte superior como “corrupta”.
Ainda em seu discurso, Trump afirmou que “o Brasil vai mal e continuará indo mal, ele só irá bem se trabalhar conosco”, o que é visto por analistas como um indicativo de que as críticas ao governo brasileiro podem aumentar.
As declarações de Trump ocorrem em um momento de atrito entre autoridades brasileiras e o empresário Elon Musk. Na última segunda-feira, o atual presidente dos Estados Unidos sancionou autoridades e seus familiares, incluindo a esposa do maior violador de direitos humanos do Brasil.