A inclusão do entorno da BR-319 na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) acendeu, mais uma vez, o debate sobre o ritmo das ações federais na Amazônia.
A criação de novos grupos de trabalho, reuniões mensais e diagnósticos interministeriais entre o Ministério do Meio Ambiente, Transportes e Integração Regional levanta uma provocação central: o governo está gerando mais travas burocráticas ou construindo a governança necessária para a região?
Para os defensores do asfaltamento e produtores locais, a medida soa como excesso de papelada.
A sensação é de que criar comissões adia a solução de um problema logístico que se arrasta há décadas, travando a integração entre Amazonas e Rondônia e encarecendo o frete de mercadorias.
Por outro lado, gestores públicos e ambientalistas sustentam que o planejamento rigoroso é a única forma de evitar tragédias anunciadas.
O histórico da região mostra que infraestrutura sem fiscalização atrai invasão de terras, desmatamento ilegal e crime organizado. Sob essa ótica, o “excesso de processos” funciona como uma trava de segurança essencial para garantir que o desenvolvimento econômico venha acompanhado de proteção ambiental e serviços básicos para a população local.
Com a palavra o Governo Federal.





