Manifestantes se reuniram, neste domingo (19/7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para mais um ato de apoio ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido). O destaque foi a presença do boneco fake news da deputada Joice Hansselmann, vulgarmente conhecida como Peppa Pig.
O grupo, marcado pela presença de religiosos, critica os governos estaduais pelas quarentenas, fechamento dos comércios e não apoio ao uso da cloroquina no tratamento contra a Covid-19, como defende Bolsonaro desde o início da pandemia. Eles carregam cruzes, para simbolizar cada um dos Estados do País e o Distrito Federal.
Bolsonaro, que está com Covid-19 e permanece no Palácio da Alvorada, disse no sábado que não poderia comparecer ao ato, para “não dar mau exemplo”. O presidente voltou a dizer que os Estados são responsáveis pela crise, porque estão “deixando a economia se esfacelar”.
O presidente também voltou a criticar a resistência dos Estados sobre o uso da cloroquina, apesar de os estudos médicos realizados até agora não demonstrarem benefício no uso da substância, mas sim efeitos colaterais para seus usuários.