Centro de Convivência realiza ação de sensibilização sobre o Novembro Azul

Além da entrega de panfletos informativos sobre o tema, os homens foram incentivados a cuidar da saúde

Foto: Kerolyn Leigue / Seas

Nesta quarta-feira (06/11), o Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona norte, promoveu uma caminhada pela comunidade como forma de conscientização sobre a Campanha Novembro Azul. A atividade foi promovida pelos técnicos do Projeto Mais Vida e visa a prevenção do câncer de próstata, destacando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Além da entrega de panfletos informativos sobre o tema, os homens foram incentivados a cuidar da saúde.

No local, a população recebeu as informações e muitos dos homens abordados afirmaram que iriam procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o exame de sangue que detecta o câncer de próstata, a partir dos 45 anos. Um dos sintomas da doença é dor ao urinar, jato de urina fraco, sangue na urina, urinar muito à noite, dor óssea e sensação de queimação.

Antônio Pereira Rodrigues, 55 anos, morador do bairro Jorge Teixeira, afirmou que desde os 45 anos vem fazendo o exame de sangue e o de toque retal como prevenção. “O homem que se previne prolonga seus dias de vida”, disse, ressaltando que a campanha é importante para quebrar tabus e preconceitos.

Por sua vez, o aposentado Cláudio Maciel, 87 anos, não fez o exame neste ano, mas admite que já fez há alguns anos. Ele foi aconselhado pelos técnicos a procurar uma UBS para a realização do exame de sangue.

Preconceitos X Machismo

Como em linhas gerais, os homens costumam dar menos atenção à saúde e, consequentemente, buscam com menos frequência os serviços médicos, a coordenadora do Mais Vida, no Teonízia Lobo, Gisele Medeiros, afirma que a equipe decidiu ir até a população na principal rua do bairro para fazer esclarecimentos sobre campanha.

“Ainda existe muito preconceito, talvez machismo, com relação ao exame de toque retal, também conhecido como exame de próstata. Então comunicamos à população masculina que, inicialmente, deve ser feito apenas o exame de sangue, porém, se houver necessidade faz os demais procedimentos”, disse Gisele Medeiros, lembrando que quanto mais cedo o homem se cuidar, as chances de cura são maiores em caso de detectar eventual anomalia.

Situado no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, o CECF Teonízia Lobo é um dos sete aparelhos sociais mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Os demais CECFs e o Centro de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), também estão realizando ações sobre a campanha Novembro Azul, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

A Seas, por meio dos CECFs, está tratando o tema de forma diversificada: palestras sobre autocuidado, rodas de conversa, distribuição de panfletos, além de outras ações de embelezamento com corte de cabelo, barbeiro, bem como aferição de pressão, vacinação, teste de glicemia, entre outros serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui