Em Tonantins, Sejusc capacita equipes para solicitação de serviços voltados ao público PcD

Servidores foram capacitados para solicitar as carteiras emitidas pela secretaria, além de cadeira de rodas.

No início desta semana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou treinamentos de agentes públicos para solicitação de serviços voltados às Pessoas com Deficiência (PcDs) no município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus).

O treinamento foi promovido pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), e as equipes treinadas replicaram a ação para servidores de Tonantins realizarem a solicitação de cadastro para obtenção de cadeira de rodas e das carteiras de Identificação para a Pessoa com Deficiência (CIPcD), da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal. As equipes também verificaram as instalações dos dispositivos públicos para que o público PcD possa ter as melhores condições de atendimento.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destaca o compromisso do Governo do Estado com o público PcD. “Essas atividades mostram cada vez mais o compromisso, respeito e o trabalho diário do Governo do Amazonas voltado para esse público. Esse é mais um de muitos serviços de cidadania e responsabilidade que o Estado oferece”, disse a gestora.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência (Sejusc), Leandro Lopes, explicou que os treinamentos irão ocorrer em todo território do Amazonas, para que servidores dos municípios sejam aptos a solicitarem serviços que irão beneficiar o público PcD.

“Levar o treinamento para a emissão de documentos oficiais do Governo no interior é serviço de muita importância. Nesse momento, eles já se encontram aptos para realizar toda a coleta e nos enviar, para que possamos fazer a emissão aqui em Manaus. Esses treinamentos ocorrem com frequência em todo território do Amazonas”, destacou Lopes.

Documentos – A Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista dão acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados; e o Passe Legal facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui