Prefeitura lança campanha ‘Solidariedade Manaus: doando acesso à educação’

Foto: Alex Pazuello / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta quinta-feira (08/04), a campanha “Solidariedade Manaus: doando acesso à educação”. O evento foi realizado de forma virtual pelo YouTube, no canal Semed Educação Manaus, e contou com a participação de representantes de vários setores do órgão.

A ação tem o objetivo de sensibilizar os servidores, parceiros e sociedade em geral para doação de materiais tecnológicos (TVs, computadores, tabletsnotebooks, celulares e conversores de TV digital) em boas condições de uso. Todo o material arrecadado será entregue aos estudantes com dificuldade de acesso ao projeto “Aula em Casa”.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, mencionou as dificuldades enfrentadas para manter uma educação de qualidade em Manaus durante este período de isolamento social, do apoio da sociedade e da Associação Polo Digital de Manaus.

“Todos nós sabemos das grandes dificuldades que a sociedade amazonense, o Brasil e o mundo inteiro estão vivendo em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A gestão do prefeito David Almeida trata, de forma muito especial, os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade. Isso envolve todos nós com um sentimento de solidariedade. Nessa luta teremos o apoio do Polo Digital de Manaus, que se comprometeu a nos ajudar indo em todas as empresas e fábricas buscar doações de aparelhos tecnológicos”, disse o secretário.

A campanha ‘Solidariedade Manaus’ é coordenada pela Ocas do Conhecimento Ambiental da rede municipal de ensino. “A campanha tem um cunho socioambiental, pois além de sensibilizar a população para o uso consciente de material tecnológico, também vai beneficiar os alunos com dificuldade de engajamento por falta desses equipamentos. Nós, da Oca, contamos com o apoio de vários setores da Semed e agradecemos o empenho de todos nessa ação”, mencionou a assessora da Oca, Érica Amorim.

Para o diretor de Departamento de Gestão Educacional (Dege), Evaldo Bezerra Pereira, a campanha é uma das formas mais atuantes para chegar ao estudante não engajado.

“Ninguém imaginava começar mais um ano letivo de forma on-line. Infelizmente, a pandemia continua, mas não impede que a educação continue, até porque precisamos levar conhecimento aos nossos alunos. Por isso contamos com o apoio de todos os servidores da Prefeitura de Manaus e parceiros que sempre contribuem com as ações da Semed e também contamos com a ajuda da sociedade em geral”, solicitou o diretor.

Ainda de acordo com Evaldo, atualmente aproximadamente 70 mil alunos estão em situação de vulnerabilidade social e sem nenhum tipo de ferramenta para participar das transmissões das aulas on-line. A Semed atende esses estudantes com a entrega de material impresso.

Meta

Em 2020, a campanha atendeu mais 60 alunos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste 1, Leste 2, Rural e Norte. Para 2021, a meta é atender os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com dificuldade em acompanhar as aulas por falta de material tecnológico das sete DDZs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here