Com curiosidade, entusiasmo e protagonismo, estudantes da escola Mamãe Margarida, da Prefeitura de Manaus, visitaram, nesta terça-feira, 5/5, a exposição “Educação Ambiental e as novas Tecnologias”, no Espaço Ecam, localizado no shopping Manauara, zona Centro-Sul da capital, que segue até a próxima sexta-feira, 8/5, reunindo experiências que unem aprendizado, criatividade e consciência ambiental. O espaço é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Ocas do Conhecimento Ambiental.
A exposição, que apresenta obras do professor Aguinaldo Araújo da Silva, integra a educação ambiental e tecnologia, e constitui uma prática pedagógica inovadora que estimula a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica, voltada para o desenvolvimento de competências essenciais no ensino fundamental.
“A exposição trabalha sobretudo a sustentabilidade, porque utiliza material reciclado para recriar, transformar e dar uma roupagem tecnológica em objetos e brinquedos e ela é interessante para que as pessoas possam ver como é possível a gente unir educação e tecnologia, educação e robótica”, afirmou Marzílio.
Dentre os elementos expostos na ação estão lixeiras automáticas, canteiros de plantas medicinais, quadros de atitudes sustentáveis com bordas de materiais reutilizados, protótipos de robôs com materiais reutilizáveis, robô que mede a temperatura e a umidade do ar, robô que desvia de obstáculo e jogos digitais com temáticas ambientais.
Ao todo, 12 alunos prestigiaram a ação. Uma delas, é a estudante Ana Heloísa Corrêa, 11, 5º ano do ensino fundamental. Para ela, foi um momento ímpar e proveitoso. “Fiquei impressionada com os objetos que vi, porque todos foram feitos com materiais recicláveis, com coisas que jogamos fora todos os dias, como caixa de leite e papelão”, falou Ana.
Sobre o expositor
As obras da exposição são de Aguinaldo Araújo da Silva, natural da cidade de Coari, Amazonas. Servidor público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é graduado em Pedagogia (Ufam) e possui pós-graduação em Gestão Escolar e Educação Digital e em Robótica Educacional (Unopar Anhanguera). Atua como coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTE) da escola municipal Nova Vida e, em 2024, integrou a “Galeria de Honra” da Semed Manaus.





