Não se sabe muito ao certo sobre São Sebastião, um dos primeiros mártires cristãos, mas sua história de vida tem sido compartilhada e admirada há milênios.
Ele foi chamado de santo muito antes do processo oficial de canonização ser estabelecido. A história de fé profunda de São Sebastião diante da perseguição tem inspirado os cristãos desde seu martírio por ordem do imperador romano Diocleciano.
Este santo padroeiro dos atletas e soldados é o tema do último episódio da série “The Saints”, do lendário cineasta Martin Scorsese, disponível agora na Fox Nation .
“As histórias dos primeiros santos foram transmitidas de pessoa para pessoa e gradualmente se tornaram lendas – isto é, o reino onde a verdade histórica dá lugar a uma verdade espiritual”, narra Scorsese.
Desde seu martírio, São Sebastião “permanece como uma espécie de protótipo, um exemplo supremo de fé absoluta e imorredoura”, ele também diz.
O episódio leva os espectadores de volta às ruas de Roma do século III, numa época em que os cristãos estavam prestes a sofrer intensa perseguição pelo imperador romano Diocleciano.
Diocleciano “queria trazer de volta os dias de glória da Pax Romana, para tornar Roma grande novamente”, disse Scorsese.
Entre as medidas tomadas por Diocleciano estava o retorno à religião pagã de Roma, com um panteão de deuses.
Anteriormente, observou Scorsese, as crenças cristãs eram toleradas, “mas Diocleciano voltou aos velhos costumes. Ele governou por direito divino dos deuses romanos, tornando qualquer um que se recusasse a adorá-los uma ameaça ao seu poder.”
Sebastião, que na época era comandante da Guarda Pretoriana, uma coorte de elite de soldados encarregados de proteger o imperador, guarda um segredo: ele é cristão.
Enquanto isso, os irmãos gêmeos e diáconos, Marcelo e Marceliano, foram capturados e presos.
Na cela, eles foram informados de que se fizessem um sacrifício aos deuses romanos, seriam libertados sem maiores punições.
Os pais deles, Tranquillinus e Martia, não são cristãos. Os pais não estavam cientes da fé dos filhos — e eles dizem a eles para fazerem o sacrifício.
Sebastian diz ao guarda, Nicostratus, que deseja falar com Marcellus e Marcellianus a sós. Ele revela aos irmãos que ele também é um cristão e os encoraja a permanecerem firmes em sua fé.
“Irmão, você não acredita?” pergunta Sebastian. “Então você deve saber, nós só respondemos ao único Deus verdadeiro. Não aos nossos ancestrais, não aos nossos mais velhos , não ao nosso pai, não à nossa mãe – a Deus.”
Seguir a Deus, como Sebastian lembra aos irmãos, é o “único caminho para a salvação” — e embora eles possam ser torturados ou mortos, seus perseguidores “não podem tocar sua alma”.
Ao ouvir a mensagem de Sebastião para Marcelo e Marceliano, Nicóstrato os confronta, antes de largar a espada e cair de joelhos, tomado pela emoção.
“Era impossível, impensável”, disse Scorsese. “Nicostratus, o terror de todos os cristãos romanos, havia se convertido ao cristianismo . Ele libertou todos os seus prisioneiros e fez com que toda a sua família fosse batizada.”
Este foi o início de “conversões dramáticas e em massa” que estavam acontecendo por toda Roma, disse Scorsese. “E Sebastian estava no coração secreto de tudo isso.”
No entanto, nem tudo ficaria bem. Nicostratus, Marcellus e Marcellianus logo seriam martirizados, e o cristianismo de Sebastian seria descoberto.
Sebastião também teria o mesmo destino de seus companheiros cristãos, mas ele não cairia em silêncio.
“The Saints” acompanha a vida e o legado de santos como Sebastião, que servem como exemplos de tenacidade, coragem e retidão diante da adversidade.
Os oito episódios exploram as vidas de Joana d’Arc, João Batista, Sebastião, Maximiliano Kolbe, Francisco de Assis, Thomas Becket, Maria Madalena e Moisés, o Negro, com Scorsese e sua equipe viajando por mais de 2.000 anos de história para se concentrar nessas figuras extraordinárias e seus atos extremos de gentileza, altruísmo e sacrifício.
Para assistir a episódios semanais de “The Saints”, inscreva-se na Fox Nation e comece a transmitir a série hoje mesmo. A Fox Nation está oferecendo um teste gratuito de 3 meses com o código promocional “SAINTS”.