Festival de Parintins 2024: Pela primeira vez, Polícia Militar do Amazonas utiliza drones para monitoramento aéreo de prevenção

Tecnologia será usada para identificação em tempo real de pequenos delitos e início de confusões

Foto: Giselle Simões / PMAM

Pela primeira vez, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) está empregando três drones em ações de segurança pública de monitoramento aéreo, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os equipamentos integram as estratégias de segurança antes e durante o 57° Festival de Parintins, que tem início nesta sexta-feira (28/06) e continua no sábado e no domingo (29 e 30/06).

O uso da tecnologia se apresenta como um procedimento inovador e tem como objetivo monitorar de forma mais eficiente as áreas com maior concentração de pessoas, identificando em tempo real pequenos delitos e início de confusões.

De acordo com o sargento PM Pontes, que faz parte do efetivo do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), os três drones estarão sobrevoando diversos pontos de interesse na cidade, incluindo o Porto de Parintins, o Bumbódromo, as principais praças do Centro e áreas de grande aglomeração.

“Esses pontos são críticos devido ao grande número de participantes. Com os drones conseguimos um monitoramento contínuo, detalhado e em tempo real, cobrindo áreas que seriam difíceis de observar pelo patrulhamento a pé, por exemplo”, explicou o sargento.

Impacto positivo no policiamento

Ainda de acordo com o sargento PM Pontes, os drones também vão auxiliar na logística e planejamento das operações, fornecendo dados em tempo real sobre o fluxo de pessoas e veículos, possíveis pontos de congestionamento e áreas que necessitam de maior presença policial. Dessa forma a corporação poderá empregar de forma mais eficiente e assertiva as equipes policiais.

“O uso de drones pela Polícia Militar do Amazonas durante o período que antecede o Festival de Parintins é uma medida inovadora, que promete trazer maior segurança e tranquilidade aos moradores e visitantes da ilha”, finalizou.

Capacitação

Para o manuseio da tecnologia, os policiais militares participaram de treinamento específico, realizado pela Força Nacional de Segurança Pública subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O treinamento teve duração de uma semana. A habilitação para operação foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Antes de ser empregado em ações de segurança em Parintins, os drones já estavam sendo utilizados, há cerca de oito meses, em operações e policiamento ostensivo em determinadas áreas da cidade de Manaus.

Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins

A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM); (92) 98842-1741 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur); e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui