Representantes de Pontos de Cultura do Amazonas participam de encontro nacional no Espírito Santo

Cerca de 30 representantes amazonenses participam da programação, levando experiências culturais e saberes tradicionais amazônicos

Fazedores de cultura do Amazonas desembarcaram, nesta segunda-feira (18/05), em Aracruz, no Espírito Santo, para participar da 6ª Teia Nacional, maior encontro da Rede Cultura Viva do Brasil, realizado entre os dias 19 e 24 de maio, no Sesc Praia Formosa. O evento reúne representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todo o país e, nesta edição, tem como tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.

 

Cerca de 30 representantes amazonenses participam da programação, levando experiências culturais, saberes tradicionais e iniciativas desenvolvidas em diferentes municípios do estado. A participação da delegação reforça o compromisso do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o fortalecimento das políticas públicas culturais e a valorização da cultura comunitária.

 

Entre os participantes está Waldir Santos Jr., do Pontão de Cultura Marquesiano, de Manaus, que retorna à Teia após ter participado da edição de 2014, em Natal.

 

“Esperamos fortalecer nosso elo com outros pontos do Brasil, fazer trocas de conhecimentos e vivências. A Teia sempre proporcionou isso aos Pontos de Cultura do país”, destacou.

 

Representando o município de Parintins, Marcos Moura, do Ponto de Cultura Instituto Ajuri, ressaltou a importância da participação amazonense no encontro nacional.

 

“Eu venho navegando pelo Rio Amazonas, lá de Parintins. Mas essas horas se tornaram segundos de tanta alegria e expectativa. A gente chega aqui com a certeza de que estamos no rumo certo”, afirmou.

 

De Maués, Mestre Ismael, do Ponto de Cultura Pavulagi, enfatizou o papel da Teia como espaço de fortalecimento da cultura popular e da sustentabilidade das iniciativas culturais.

 

“O primeiro ponto da Teia deve ser a confraternização e o apoio mútuo. Precisamos fortalecer ideias e ações, mas também discutir formas de manter os Pontos de Cultura vivos, sem perder nossa identidade”, disse.

 

A 6ª Teia Nacional inicia oficialmente nesta terça-feira (19/05) e tem como objetivo fortalecer a articulação da Rede Cultura Viva, promovendo intercâmbio, participação social e construção coletiva de políticas públicas culturais em todo o país.

 

FOTOS: Washington Kuipers / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui