MANAUS (AM) – Os bastidores da disputa política no Amazonas atingiram o ponto máximo no segundo turno. Informações que circulam nos bastidores das campanhas apontam movimentações de bastidor envolvendo a chapa do Partido Liberal (PL) e o comando da Segurança Pública do Estado (SSP-AM).
Segundo informações apuradas pela redação sob rigoroso sigilo jornalístico garantido ao chefe de redação Ronaldo Aleixo, fontes de bastidor relatam que o deputado federal eleito Sargento Salazar (PL) teria sinalizado o condicionamento do seu engajamento total na campanha de Maria do Carmo Seffair (PL) à indicação do aliado e ex-soldado da Polícia Militar, Kidson Maia (PL), para um cargo de destaque no sistema de Segurança Pública.
Bastidores e o contraponto com Omar Aziz
De acordo com relatos de interlocutores locais, o alinhamento de ataques e críticas direcionadas ao senador e candidato ao Governo, Omar Aziz (PSD), seria um dos desdobramentos dessa articulação política. No primeiro turno Salazar se esquivou de atacar Omar.
O movimento, contudo, traz à tona contradições frequentemente exploradas por opositores. Documentos oficiais registram que o próprio Omar Aziz, quando exercia o cargo de governador em outubro de 2012, assinou o decreto de reforma por invalidez do ex-soldado Kidson Maia — ato posteriormente julgado legal pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). A atuação posterior de Kidson na política e na iniciativa privada segue sendo objeto de debate público entre grupos políticos.
Repercussão na Aleam e clima de tensão
A proximidade entre Sargento Salazar e Kidson Maia também virou tema de debates na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em pronunciamento recente no plenário da Casa, o deputado estadual Daniel Almeida citou conversas que circulavam entre praças da Polícia Militar sobre a convivência e a relação íntima entre os dois políticos.
O cenário reflete o clima acirrado da reta final da disputa eleitoral, marcado por representações na Justiça Eleitoral e forte embate de narrativas nos bastidores.
Nota da Redação
Em cumprimento ao artigo 5º, inciso XIV, da Constituição Federal, o portal resguarda o sigilo da fonte das informações prestadas à redação. O espaço permanece aberto para o posicionamento e manifestações oficiais de Maria do Carmo Seffair, Sargento Salazar, Kidson Maia e demais citados.






