O vídeo do perfil @theblacksmithadv afirma que Donald Trump sancionou Dilma Rousseff. Ele explica que a sanção está relacionada ao programa Mais Médicos, que ele caracteriza como “trabalho escravo” e “trabalho forçado”, e que “atentou contra os direitos humanos” porque 80% do salário dos médicos cubanos era retido pelo governo de Cuba. Ele diz que “a justiça tarda, mas não falha” e que os “crimes não ficarão impunes”. (vídeo abaixo).
A afirmação não é oficial. Não há registro de que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha sancionado individualmente a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Programa Mais Médicos: O programa foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, com o objetivo de levar médicos a regiões carentes do Brasil. Ele contava com a participação de profissionais brasileiros e de outros países, incluindo Cuba, por meio de um acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Retenção de salário: O modelo do acordo com Cuba, de fato, previa que a maior parte do pagamento (aproximadamente 80%) era direcionada ao governo cubano, que, por sua vez, pagava um valor menor aos médicos. O restante era um auxílio-moradia e alimentação pago diretamente ao profissional no Brasil. Essa prática foi alvo de críticas de diversas organizações e de políticos por supostamente ferir os direitos trabalhistas.