Escolas da rede estadual se destacam em Concurso Nacional de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União

Alunos e professores premiados receberão certificados e notebooks

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A rede estadual de ensino do Amazonas foi duplamente premiada no 13º Concurso de Desenho e Redação (CDR) da Controladoria-Geral da União (CGU). A aluna Débora Iorany, do 8º ano do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, e a Escola Estadual (EE) Professor Octávio Mourão, localizada na zona norte de Manaus, receberam certificados e prêmios por seus desempenhos no concurso.

O CDR é um projeto pedagógico-cultural que proporciona a estudantes e professores experiências de ensino-aprendizagem em temáticas como ética, cidadania e participação social. O tema da 13ª edição foi “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”, visando estimular o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, assim como estimular a valorização da profissão docente e a importância da comunidade escolar.

A EE Professor Octávio Mourão ficou em 1º lugar na categoria “Escola Cidadã”, graças à mobilização de um concurso de redação sobre o tema e a realização de rodas de conversas, debates e oficinas de escrita na escola, orientadas pelo professor de língua portuguesa Hiran Arcos.

“Esse esforço conjunto, somado ao entusiasmo e participação dos nossos alunos, foi fundamental para o sucesso desse projeto. Sermos reconhecidos com esse prêmio reforça o nosso compromisso em formar cidadãos críticos e conscientes, nos motivando a continuar promovendo iniciativas que transformem a nossa comunidade escolar”, ressaltou o professor Hiran.

Ainda segundo o professor, a mobilização ajudou os alunos a expressar suas ideias e conhecimentos sobre a cidadania digital, estimulando o pensamento crítico e envolvendo os alunos em discussões sobre ética e o uso responsável da internet.

Fortalecer a cidadania por meio da escrita

A estudante Débora Iorany, do 8º ano do CETI Elisa Bessa Freire, foi a campeã na categoria “Redação”, escrevendo sobre o conceito de cidadania digital. A aluna foi orientada pela professora Maria Elisete, de Língua Portuguesa, que ressalta a importância da participação em concursos e premiações como uma maneira de incentivar os alunos a manter vivo o hábito da escrita e leitura, além de incentivar o pensamento crítico em relação a assuntos do cotidiano.

“A cidadania digital faz parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e ela contempla o desenvolvimento da empatia, respeito aos outros não só dentro da sala de aula, mas também nos ambientes virtuais, promovendo uma cultura de respeito mútuo e tolerância às diferenças e particularidades de cada um”, ressaltou a professora

A cerimônia de premiação para os alunos e professores será realizada no dia 11 de março, na EE Professor Octávio Mourão; e no dia 13 de março, no Ceti Elisa Bessa Freire. Ao todo, serão entregues três notebooks, além dos certificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui