Gol do Brasil: treinamento com a CBF representa oportunidade de qualificação aos profissionais da educação

O projeto será desenvolvido em Manaus, Tefé e Autazes.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Seduc-AM

Promover educação e cidadania de crianças e adolescentes por meio do futebol. Essa é a missão do projeto Gol do Brasil, e essa será a nova expertise dos 32 profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que participam do treinamento promovido pela parceria entre o Governo do Amazonas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Os 40 participantes – incluindo servidores da rede estadual de ensino e da Prefeitura de Autazes – iniciaram a qualificação nesta quinta-feira (25/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, divididos em duas turmas. A capacitação acontece até sábado (27/11).

O professor de Educação Física Jacinto Alenilson veio de Tefé para participar. Ele vê no conteúdo uma forma de trabalhar as diferentes realidades dos estudantes de 6 a 17 anos, que vão integrar o projeto.

“Está sendo importante essa formação, a gente está adquirindo esses conhecimentos prévios para lidar com a demanda que nós vamos ter; e poder aplicar esse conhecimento para uma questão de melhorar a cidadania e a educação dessas crianças. O esporte também é uma forma de desenvolvimento e de liberdade”, frisa o professor.

Vitor Hugo Santos, assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3, em Manaus, acredita que, a partir do interesse das crianças e adolescentes pelo futebol, os profissionais treinados pela CBF Academy poderão desenvolver outras habilidades com os participantes, além da prática esportiva.

“Esse projeto vai trabalhar as habilidades de vida, onde a gente vai estar atuando com as crianças com o psicológico, o emocional. Na vida, a gente tanto ganha, quanto perde e isso é muito importante, então o aluno vai se sentir acolhido pelo projeto”, avalia Santos.

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse, e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here