Bottas vence de ponta a ponta o GP da Áustria; Hamilton é punido e McLaren vai ao pódio

Tivemos que aguardar sete meses, mas dá pra dizer que valeu a pena. A falta de treinos, conhecimento dos carros e a pista exigente do Red Bull garantiram uma corrida emocionante para os fãs da Fórmula 1.

Valtteri Bottas venceu, de ponta a ponta e até que de forma tranquila, o Grande Prêmio da Áustria. Mas precisou administrar os problemas de câmbio que o Mercedes W11 apresentou desde a metade da corrida de 71 voltas.

Com Lewis Hamilton não foi diferente e ele até que tentou passar Bottas, mas o diretor técnico James Alisson foi ao rádio pedir para que os pilotos poupassem o equipamento pois havia um problema crítico no câmbio. Com isso, Hamilton desistiu de atacar seu companheiro de equipe e já estava se conformando com a segunda posição. Mas as coisas mudaram na última das três relargadas depois da entrada do Safety Car.

A Red Bull já contava com apenas um carro depois que Max Verstappen abandonou ainda no começo, na volta 11, com problemas mecânicos. Alexander Albon fazia uma corrida impressionante e já estava no pódio quando o último sinal verde foi dado. Como em uma reprise do Grande Prêmio do Brasil de 2019, Albon tentou passar Hamilton pela segunda posição e ambos se tocaram. Albon caiu para atrás do pelotão, enquanto Hamilton foi penalizado em cinco segundos. No fim, Albon abandonou com problemas mecânicos algumas voltas depois e Hamilton, que cruzou a linha de chegada na P2, caiu para fora do pódio na quarta posição.

Charles Leclerc, terceiro colocado e Lando Norris, quarto, herdaram a posição do hexacampeão. Foi o primeiro pódio de Norris na F1, e o segundo da McLaren depois do “recomeço” do ano passado.

Dos 20 carros que largaram para o Grande Prêmio da Áustria, apenas 11 receberam a bandeira quadriculada. Verstappen foi o primeiro a abandonar com problemas mecânicos em sua RB16, ainda na volta 11, depois de herdar a segunda posição do grid de largada de Hamilton – que perdeu três posições no grid de largada quando ignorou as bandeiras amarelas durante a qualificação.

Seguidamente, Daniel Ricciardo teve problemas com sua Renault e Lance Stroll com sua RP20, em um final de semana problemático para a Williams. Kevin Magnussen ficou sem freio em sua Haas na volta 26, trazendo o primeiro Safety Car da corrida.

Na relargada, na volta 31, foi a vez de Sebastian Vettel relembrar os erros cometidos nos últimos tempos. Carlos Sainz e Leclerc disputavam posição na chegada do hairpin, Vettel foi otimista demais e tentou por dentro do espanhol. Travou as rodas, tocou na parte interna da MCL35 de Sainz e rodou, voltando atrás do grid. Vettel ainda conseguiu voltar ao top 10, garantindo um ponto na primeira rodada da temporada.

Depois de Magnussen ficar sem freio e abandonar foi a vez de Romain Grosjean experimentar a mesma situação. Na volta 50, o francês abandonou com o mesmo problema de seu companheiro de equipe.

Seguindo os problemas do motor Mercedes na Áustria, George Russell vinha em uma boa 13ª posição com sua Williams FW43, mas perdeu potência e teve que parar o carro na pista, abandonando a corrida e trazendo o segundo Safety Car do final de semana.

Foi quando alguns pilotos arriscaram uma estratégia diferente e foram aos boxes para trocar os pneus. A Mercedes permaneceu na pista. Na relargada, Albon foi para cima de Sergio Perez e ganhou a terceira posição, mirando em Hamilton na curva seguinte, mas não pode seguir quando a bandeira amarela foi dada para Kimi Raikkonen, que virou um Safety Car.

Foi apenas um giro antes do último Safety Car ser chamado à pista, fruto de um acidente perigoso com a Alfa Romeo de Kimi Raikkonen. Na última curva, antes da relargada, Raikkonen teve uma roda solta do seu C39. A roda violentamente acertou as proteções.

Na relargada na volta 61, foi a vez de Albon ir para cima e tentar a segunda posição de Hamilton. Por fora, o tailandês já tinha passado boa parte do W11 do britânico, mas ambos se tocaram. Como dito, Albon caiu no grid – antes de abandonar – e Hamilton foi punido.

Foi quando o nome de Charles Leclerc brilhou na corrida. O monegasco passou Lando Norris pela quarta posição e partiu para o ataque a Perez, valendo o pódio. Uma volta depois, a estrela da Ferrari mergulhou por dentro e passou o mexicano em uma manobra arrojada. Pouco depois, Norris também passaria o piloto da Racing Point e assumia a quarta posição.

Perez parecia ter diminuído o ritmo drasticamente, fruto dos problemas enfrentados pelo motor Mercedes no Red Bull Ring, e foi superado por Sainz.

O último abandono veio na última volta, quando Daniil Kvyat teve o pneu traseiro esquerdo de sua AlphaTauri furado. Com todos os pilotos cruzando a linha de chegada não foi necessário um novo Safety Car.

Hamilton caiu para quarto com a penalidade, deixando Leclerc e Norris no pódio, respectivamente, na segunda e terceira posição. Sainz foi o quinto seguido por Perez. Pierre Gasly garantiu a sétima posição como o melhor piloto da Honda. Esteban Ocon, Renault, Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, e Vettel fecharam os dez melhores. Nicholas Latifi foi o último piloto a terminar a corrida na 11ª posição.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana, com o Grande Prêmio da Stíria, que também será realizado no circuito Red Bull Ring.

 

Resultado final – Grande Prêmio da Áustria 2020 de F1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Lando Norris (McLaren/Renault)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
6) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
8) Esteban Ocon (Renault)
9) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Sebastian Vettel (Ferrari)
11) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda)
OUT) Alexander Albon (Red Bull/Honda)
OUT) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
OUT) George Russell (Williams/Mercedes)
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes)
OUT) Daniel Ricciardo (Renault)
OUT) Max Verstappen (Red Bull/Honda)

Por Gabriel Gavinelli | 05/07/2020 – 11:57

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui