O Centro de Ginástica do Amazonas (CGA), administrado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e localizado na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste de Manaus, vai ampliar a estrutura física e o número de atletas atendidos, com a chegada de novos aparelhos, adquiridos por meio de parceria entre a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e Federação Amazonense de Ginástica (FAG). O material chegou na tarde de terça-feira (05/11) à sede do centro.

Com saída da sede da CBG em Aracaju (SE), no último dia 18 de outubro, o material chegou ao Porto de Manaus na segunda-feira (04/11). Agora, a próxima etapa será a montagem desses equipamentos, que será feita por técnicos da CBG, com previsão de ocorrer ainda em 2019.

A utilização dos equipamentos para a prática da Ginástica Artística será feita por meio de comodato e foi viabilizada por convênio entre a CBG e o então Ministério do Esporte, hoje Secretaria Especial do Esportes, do Governo Federal.

Os materiais recebidos pelo centro são: um Solo Spieth, um par de Argolas Spieth, uma Mesa para Salto Spieth, uma Barra Fixa Spieth, uma Paralela Assimétrica Spieth, uma Paralela Masculina Spieth, quatro Trampolins Prancha, uma Trave Spieth, 30 Colchões Spieth e quatro quilos de Magnésio.

Além de estarem disponíveis para o treinamento dos atletas do Núcleo de Base da Ginástica, coordenado pela FAG, os equipamentos, com especificações de competições oficiais, também vão estar a disposição dos alunos que fazem parte das Escolinhas de Iniciação Esportiva da secretaria.

Fortalecimento da modalidade – O secretário executivo de Desporto, Adriano Augusto Braga Monteiro, falou sobre os ganhos que a modalidade terá com a vinda desses novos equipamentos. “Nós temos professores de excelência, alunos dedicados com um governo sempre atento para a área esportiva, receita boa para formar grandes atletas. E, com todo esse equipamento à disposição do nosso centro, em curto e longo prazo, acredito que teremos o Amazonas no pódio de grandes disputas da ginástica”.

Atualmente o CGA atende 276 atletas, entre crianças e adolescentes das escolinhas da secretaria e do Núcleo de Base. Para a presidente da FAG, Alessandra Balbi, a chegada dos aparelhos representa um reforço positivo para a ginástica e o fortalecimento do esporte no estado, que já teve nomes convocados para a Seleção Brasileira, como Bianca Maia, que conquistou três medalhas de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, no México, em 2011.

“Com esse material aqui teremos, com certeza, um crescimento de nível técnico dos atletas. A partir de então, poderemos competir no mesmo nível com o restante do país quando participarmos de campeonatos oficiais. É um grande ganho para o Amazonas, uma vez que não possuíamos esse tipo de aparelho no nosso Centro.

.

.

.

Fotos: Mauro Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here