O argentino Lionel Messi foi eleito pela oitava vez o melhor jogador do mundo, pela premiação da Bola de Ouro, da revista France Football, celebrada nesta segunda-feira (30), em Paris.
O astro argentino bateu os principais concorrentes, entre eles Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City, para levar o principal prêmio individual do futebol mundial.
Com o oitavo título, Messi se isola ainda mais como o maior vencedor da história da Bola de Ouro. Na segunda posição, aparece Cristiano Ronaldo, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita, com cinco conquistas. Empatados com três vitórias, aparecem os lendários ex-jogadores Michael Platini, Johan Cruyff e Marco Van Basten.
Em seu discurso após o anúncio do título, Messi fez questão de exaltar o legado de Diego Maradona, ídolo argentino que morreu em 2020, e que completaria 63 anos nesta segunda-feira.
“Hoje queria falar do Diego. Não tem lugar melhor para lhe desejar feliz aniversário aqui perto de tanta gente amando futebol, como ele queria. Onde você estiver, Diego, feliz aniversário. Isso vale também para você”, afirmou.
Pela segunda vez na história da premiação, o calendário europeu (de julho de 2022 a agosto de 2023), foi levado em conta para escolher os ganhadores, ao invés do calendário anual (de janeiro a dezembro), como era nos anos anteriores.
Confira o top 10 da bola de ouro masculina:
1º: Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)
2º: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)
3º: Kylian Mbappé (PSG/França)
4º: Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)
5º: Rodri (Manchester City/Espanha)
6º: Vinícius Júnior (Real Madrid/Brasil)
7º: Julian Alvarez (Manchester City/Argentina)
8º: Victor Osimhen (Napoli/Nigéria)
9º: Bernardo Silva (Manchester City/Portugal)
10º: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)