Após Pedro Nunes nas Olimpíadas, agora é a vez de Maria de Fátima do halterofilismo e Elielton Lira do judô representarem a bandeira do Amazonas nas Paralimpíadas. Para alcançarem a tão sonhada vaga paralímpica, os paratletas receberam apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte Estadual e do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.
De acordo com secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, aproximadamente 15 mil atletas estão no rol do Governo do Estado, e isso dá essa elevação para o alto rendimento, porque, desses atletas, foram selecionadas mais de mil passagens aéreas nos últimos anos.
“Dessas, nós tivemos mais de 300 campeões nacionais e internacionais, o que gerou o Bolsa Esporte. 150 entraram nele, e nós tivemos ali aproximadamente oito atletas com chances reais para as Olimpíadas e Paralimpíadas. Isso colocou a Amazonas na rota Olímpica do país”, destaca o secretário.
Natural do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), Maria de Fátima, de 30 anos, conheceu o esporte em 2017, e dois anos depois, encontrou o halterofilismo e decidiu dedicar-se a ele. Em seu currículo, ela traz conquistas como: o bronze no Parapan-Americano de Santiago 2023; a prata no 13th Fazza Dubai Parapowerlifting World Cup; além de terminar o ano de 2023 no topo do ranking nacional. Atualmente, é a quarta melhor do mundo. Nas Paralimpíadas, ela competirá na categoria até 67kg feminina.
“Peguei vários não, várias portas batidas na cara, mas eu falei assim, mesmo pegando não, eu continuei, eu permaneci. E agora sim, agora com o Governo eu consegui. Treinar para as Paralimpíadas exige muito esforço e determinação. Um atleta ele gasta com transporte, com alimentação, com nutricionista, com suplemento. O apoio do governo foi fundamental para chegar até aqui”, completa Maria.
O outro amazonense representante do estado em Paris, é Elielton Lira, de 28 anos, que leva o nome do Amazonas ao topo esportivo mundial, pois ele é atualmente o segundo no ranking internacional da modalidade paralímpica, e encontrou no judô uma maneira de recomeçar. Aos 12 anos de idade, perdeu a visão após um acidente com arma de fogo, e em 2014 encontrou o esporte a qual se dedica até hoje, onde carrega uma prata na categoria até 60kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e uma prata no Pan-Americano do Canadá 2022.
“Primeiramente me foi oferecido a estrutura que tem na Vila Olímpica, onde eu morei por seis anos. Então o Governo do Amazonas me ajudou bastante na oferta da estrutura e nas questões das passagens, pois sem elas não tinha como a gente participar das competições principais no judô”, afirma ele.
Calendário
Os jogos Paralímpicos de Paris 2024 ocorrem entre os dias 28 de agosto, quando acontecerá a abertura oficial, e 08 de setembro. Elielton Lira inicia sua busca pelo pódio no dia 5 de setembro, quando disputará na categoria J1 até 60kg. Já Maria de Fátima, competirá no dia 6 de setembro, na categoria feminina até 67kg.