A Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegou nesta quarta-feira (07/08) ao segundo dia de disputas nas modalidades de quadra. Nos jogos, as equipes amazonenses de handebol e futsal foram destaques e estrearam com vitórias que demostraram a força dos times. A competição, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

“Mais uma vez os resultados mostram o quanto o desporto universitário do Amazonas tem um excelente nível. É só o segundo dia, mas sei que alcançaremos boas posições e teremos representantes de alto nível para o nacional”, comentou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira.

No Handebol feminino, a equipe da Faculdade Mauricio de Nassau fez uma grande partida contra o time da Universidade Federal do Amapá (Unifap-AP) e venceu por 31 a 21. Mesmo diante do placar convincente, o técnico, Odivaldo Marques, acredita que o time precisa melhorar em alguns pontos.

“Estamos com um elenco muito bom, com atletas altamente táticas e que surtem um grande efeito em jogo. Porém, é necessário ter mais maturidade e mais foco. Se tivéssemos focado mais nas adversárias, o placar teria sido maior”, enfatizou.

Artilheira – Maior pontuadora do time na partida, a canhotinha Daniele Amorim, 18, estudante de Educação Física, está feliz e com boas expectativas sobre as próximas partidas.

“Estou muito feliz e, mesmo sabendo que teremos uma equipe mais difícil na próxima disputa, estou muito confiante”, afirmou Daniele, que contou ainda sobre a trajetória no esporte. “Estou no handebol há quatro anos. Joguei no juvenil, e nesta temporada fui bem na categoria Junior, na qual fui a melhor jogadora, e saí artilheira na categoria Adulta. Diante dessa competição, tenho treinado bastante a parte tática, tento melhorar o máximo possível e ajudar minha equipe. Uso minhas técnicas, inclusive minha esquerdinha para fazer mais gols, e hoje deu muito certo”.

Humildade – Detentora do atual título do regional dos Jogos, a equipe da Uninilton Lins venceu o time da Unifap-AP masculino. O placar foi um pouco mais apertado, 30 a 35, mas, de acordo com o técnico do elenco, o professor José Carlos, este é somente o primeiro passo.

“Viemos com uma equipe mais nova neste ano, com quatro atletas que estão estreando na competição. Hoje eles puderam sentir o gosto da disputa, a vontade de vencer. Vencemos, mas foi só um degrau. Fomos campeões no ano passado, mas isso não nos faz maiores, precisamos de pé no chão, humildade e bom jogo. Nosso objetivo é chegar entre os três e ir para Salvador representar o estado”, contou o técnico.

Os jogos de Futsal, tanto masculino quanto feminino, também foram de vitórias. A primeira equipe amazonense a entrar em quadra e promover um show de bola foi o time das meninas da Faculdade Mauricio de Nassau, que derrotaram por 4 a 0 as estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR). No masculino a lavada foi ainda maior: os atletas do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) fizeram 14 a 4 em cima do time da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

Edilson Rodrigues de Matos, 27, estudante de Administração, é o goleiro do Ciesa e destacou o bom envolvimento da equipe.

“Geralmente a estreia é difícil, mas hoje nós fomos bem. Entramos concentrados, chegamos cedo, fizemos um aquecimento e obedecemos taticamente aos pedidos do treinador e fomos felizes. Sabemos da responsabilidade de representar o Amazonas e estamos focados. A equipe treinou três vezes por semana, e isso gerou esse resultado, um bom jogo e entrosamento em quadra”, concluiu.

Favoritismo – Os times do Amazonas estão realmente em casa e mostrando o favoritismo. No ginásio Renée Monteiro, o Voleibol se mantém com 100% de aproveitamento, e as equipes venceram os adversários por 3 sets a 0. No feminino, com parciais de 13×25, 21×25 e 17×25, o Ciesa derrotou a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco do Maranhão (UNDB). O time da Uninilton Lins, no masculino, com parciais 18×25, 21×25, 19×25, também não perdoou o elenco da Universidade Federal do Acre (Ufac) e saiu com essa vitória.

Mais um destaque com total aproveitamento é a modalidade de Basquete, com as equipes masculina e feminina do Ciesa. Com um placar esticado, as meninas venceram por 106 a 28 a Unopar de Roraima. Já os meninos, com um placar um pouco mais apertado, mas garantindo a vitória, fizeram 66 a 61 no time da Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares).

Sobre – Esta etapa regional dos JUBs segue até este sábado (10/08), contando com a participação de aproximadamente 800 atletas de 28 instituições de ensino superior público e privado, dos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Tocantins e Maranhão.

Boletim – Segue em anexo o boletim com os resultados das competições desta terça e quarta-feira (6 e 7/8) e os próximos jogos da Etapa Regional do JUBs.

.

.

.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here