China libera mais fotos do lado afastado da Lua, tiradas pela missão Chang’e 4

A China acaba de liberar mais um pacote de dados coletados pelo lander da missão Chang’e-4 e também pelo rover Yutu-2, que continuam suas investigações no lado afastado da Lua. Os equipamentos robóticos estavam em modo de hibernação durante a última noite lunar (que dura cerca de duas semanas terrestres) e “acordaram” em 18 e 19 de janeiro, respectivamente, para iniciar o 14° dia de permanência no nosso satélite natural.

Na última segunda-feira (20), a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) publicou um novo conjunto de imagens e dados, incluindo fotos da Lua em alta resolução, tiradas pela Terrain Camera de 360° da sonda estacionária e pela câmera panorâmica do jipe espacial.

No início do ano, a CNSA disponibilizou uma enorme quantidade de dados científicos coletados pela sonda e imagens capturadas pelas suas câmeras, em comemoração ao aniversário de um ano do pouso histórico no lado afastado da Lua. Os dados foram coletados durante um período de 12 dias lunares, o que equivale a quase o ano inteiro de 2019.

Infelizmente, não é tão simples navegar nos mais de 20 GB de informações para visualizar as imagens. Mas Doug Ellison, líder da equipe de engenharia da câmera do rover Curiosity, da NASA, baixou uma série desses dados, processou as imagens em formatos mais amigáveis, e publicou algumas em sua conta no Twitter.

Veja as fotos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here