Início Esporte Amazonas dá show de participação na Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros...

Amazonas dá show de participação na Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros e classifica sete equipes para a etapa nacional

Encerrou no sábado (10/08), em Manaus, a Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e o Amazonas mostrou toda a sua força ao classificar sete, das oito equipes participantes da competição. Ao todo foram quatro ouros, uma prata e dois bronzes para os times da casa, nas modalidades futsal, basquete, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino.

O evento, que é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), teve a participação de aproximadamente 800 atletas universitários de 28 instituições de ensino público e privado, dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

“Cada vez mais o esporte amazonense tem evoluído e mostrado a sua força. Temos talentos em todas as modalidades, e os times classificados para a fase nacional dos Jogos Universitários só vieram para confirmar isso. As equipes estão de parabéns e toda a organização do evento também. Foi uma grande festa do desporto universitário e o Amazonas só tem a ganhar com isso”, afirmou o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira.

Etapa nacional – O primeiro ouro do dia veio com a equipe de basquete feminino do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), que venceu o time da Universidade Federal do Pará (UFPA) por 56 a 48. De acordo com a armadora da equipe bicampeã regional, Raíssa Farah, de 22 anos, o time repetiu o feito do ano passado, quando foi vencedor do Regional realizado em Belém, e agora já irá se preparar para a etapa nacional.

“Sabemos que lá fora a disputa é bem mais acirrada e já vamos começar a nos preparar para este desafio. Nossa equipe é unida, tem força, determinação e sabemos que a vitória só depende de nós mesmas. Vamos nos esforçar ao máximo para representar bem o Amazonas na fase final e trazer mais uma conquista para o estado”, ressaltou ela, que também agradeceu pelo apoio recebido. “Agradeço a todos os patrocinadores, que confiaram no nosso trabalho e nos permitiram chegar até aqui. E, claro, à nossa torcida maravilhosa, que acompanhou os jogos e foi nossa fortaleza nos momentos bons e ruins. A vitória é de todos nós”, afirmou.

Sucesso – Para Lilian Valente, vice-presidente Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), falou do sucesso da competição no Amazonas. “A Conferência Norte do JUBs acabou, mas já vai deixando saudade. Conseguimos trazer a competição para o Amazonas de forma inédita e foi um sucesso. Agradeço a todos que apoiaram e acreditaram nesse projeto, que vinha sendo sonhado há tanto tempo. O esporte universitário tem força e vai crescer cada vez mais, e no que depender de nós, esse é apenas o começo de novas conquistas”, afirmou.

O secretário adjunto de Desporto, Edson Marques, afirmou que o esporte é e sempre vai ser um excelente investimento. “Como é bom ver tantos jovens talentosos reunidos. Isso mostra que o esporte move pessoas e gerações em prol de um significado maior. Investir no desporto é algo que fazemos com a certeza de que o resultado vai impactar de forma totalmente positiva não apenas a vida do atleta, mas de toda a sociedade”, ressaltou.

Determinação – Quem também garantiu o primeiro lugar no pódio e a classificação para a etapa nacional foi o time de voleibol masculino da Uninilton Lins, que levou a melhor sobre a equipe da Universidade da Amazônia (Unama), do Pará, por 3 sets a 0, com parciais de 25×15, 25×19 e 26×24.Feliz pela conquista o ponteiro Alessander Santos, de 28 anos, falou que a vitória dentro de casa é sempre uma satisfação.

“Este é o segundo título consecutivo do vôlei masculino no Regional do JUBs e dessa vez fizemos literalmente o dever de casa. Jogar fora de Manaus é algo emocionante, mas atuar dentro do nosso estado é uma responsabilidade ainda maior, pois temos o dever de mostrar a força do povo amazonense. Graças a Deus conseguimos ser campeões e ver tantas pessoas nos apoiando e torcendo por nós, não tem preço. Gratidão é o sentimento que define mais essa conquista”, destacou o atleta, que falou ainda da determinação do grupo.

“Para chegar ao lugar mais alto do pódio é preciso dedicação, esforço, sacrifícios, e dentro de quadra, paciência e tranquilidade são fundamentais. A equipe é nova, muitos estreantes de JUBs, mas acredito que todos tiveram a mesma vontade de vencer e deram o máximo para ajudar a equipe, então o resultado não poderia ter sido diferente”, finalizou.

Resultados – Entre as equipes campeãs da Conferência Norte do JUBs 2019 estão o basquete feminino (Ciesa); o futsal feminino (Faculdade Maurício de Nassau/Manaus), que venceu a Faculdade Metropolitana (FM), de Rondônia, por 12 a 2; o vôlei masculino (Uninilton Lins); e o handebol masculino (Uninilton Lins), que ganhou de 32 a 25 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A prata ficou com o time de vôlei feminino (Ciesa), que levou a melhor sobre a Unama – PA, por 3 sets a 2. O bronze foi garantido pelo futsal masculino (Ciesa), que jogou contra a FM – RO, e venceu por 6 a 1; e pelo handebol feminino (Faculdade Maurício de Nassau/Manaus), que derrotou a Universidade Federal do Acre (Ufac), por 24 a 20.

Única equipe amazonense que ficou de fora da fase nacional, o basquete masculino (Ciesa) bateu na trave e acabou sendo derrotado pelo time do Centro de Ensino São Lucas (CESL), de Rondônia, por um placar de 74 a 60.

Fases – Desde o ano passado, os JUBs passaram a ser realizados em três fases. Em Manaus, a fase estadual ocorreu de 1º a 31 de maio. A etapa regional teve início na segunda-feira (05/08) e encerrou neste sábado (10/08). As equipes classificadas irão participar da fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador – BA.

Boletim – Segue em anexo o boletim com os resultados do último dia de competições da Etapa Regional do JUBs.

Fotos: Mauro Neto e Lorena Furtado / Sejel e Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.