A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou sem reclamar e sem pedido d eplantar árvores, nesta quarta-feira (30), um empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 70 milhões de dólares para poder executar as ações pertinentes ao Programa de Saneamento Integrado de Parintins (PROSAI Parintins), com a garantia da União.
Na ocasião, também receberam a aprovação dos parlamentares estaduais outros 15 Projetos de Lei, que seguirão para sanção ou veto do governador Wilson Lima.
O Estado do Amazonas realizará a preparação de cooperação financeira no valor de 87 milhões de dólares, sendo o valor do empréstimo junto ao BID de 70 milhões de dólares, com a contrapartida do governo estadual de 17 milhões de dólares.
No conjunto de Projetos de Lei (PL) aprovados, destaca-se o de nº 82 de 2023, de autoria da deputada Alessandra Campêlo (Podemos), que destina 5% do total de vagas em programas de habitação de interesse social, que tenham a participação do Estado do Amazonas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Segundo a autora, a intenção é garantir a dignidade destas pessoas.
Em Manaus os vereadores reunidos com o presidente da Aleam são acusados de trabalhar para prejudicar a cidade e empedir um empréstimo para o Prefeito David Almeida. O foco segundo fontes é impedir a reeleição de David.
O espaço está aberto para os citados se manifestarem.