Curso de Refrigeração é oferecido a reeducandos do CDPM 2

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta terça-feira (20/10), mais um curso de capacitação aos reeducandos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. A capacitação acontece no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), localizado no Km 08 da BR-174.

Vinte internos da unidade irão participar das aulas. A carga horária total é de 160 horas. Neste curso, os reeducandos receberão conhecimentos sobre refrigeração, manutenção, montagem e higienização de condicionadores de ar, câmaras frigoríficas, bebedouros, geladeiras e automotivos.

Aprenderão ainda a instalar e desinstalar aparelhos split e motor ventilador, bem como realizar recolhimento de gás, leitura de capacitores, manuseio de redes elétricas, entre outros.

Segundo o instrutor, José Orlando Freire, a qualificação será fundamental para a ressocialização dos apenados. “Com este curso abrangente de refrigeração, os reeducandos não terão dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho, afinal, é um serviço muito requisitado”, disse ele.

O interno Inácio* (nome fictício) revelou suas expectativas com a qualificação. “Desejo ter chance no mercado de trabalho, mudar de vida lá fora e ajudar minha família financeiramente trabalhando como técnico de refrigeração”, revelou. Os planos de Inácio vão além: “Quem sabe montar uma empresa, ser autônomo, ou mesmo encaminhado num projeto do Governo para trabalhar em alguma empresa”.

Parceria – O curso, coordenado pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap).

Procap – Programa desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que visa implementar oficinas de capacitação profissional e de trabalho nos estabelecimentos carcerários em todo o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here