Em Joinville, equipes da UEA de Nautimodelismo participam do Desafio Universitário

De 21 a 26 de agosto, as equipes Navi e Jaraqui da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão participando do Desafio Universitário de Nautidesign (Duna) em Joinville (SC). Ambos os times possuem longa tradição no evento, que está em sua décima edição.

Os integrantes são alunos da UEA de vários cursos da Escola Superior de Tecnologia (EST), como Mecânica, Elétrica, Controle e Automação e Produção. Eles trabalham de forma sistêmica com o propósito de projetar e construir um protótipo de rebocador que atenda aos requisitos do Duna e possua máximo desempenho.

Para a líder do grupo de pesquisa Odisseia Amazon, a Prof.ª Ma. Marina Aranha, é uma grande oportunidade atuar no evento. “Participar no Duna é um desafio muito importante para os nossos alunos, não apenas pela parte técnica, mas também pelo lado do relacionamento interpessoal, já que cada membro das equipes aprende a lidar com a diferença de pensamento e passa a aceitar as críticas com mais maturidade”, ressaltou a professora.

A equipe Navi, formada exclusivamente por alunos do curso de Engenharia Naval desde 2015, é caracterizada pela representatividade feminina e diversidade. Já a equipe Jaraqui, fundada em 2014 por alunos da primeira turma de Engenharia Naval, tem como objetivo tornar-se uma referência nacional no Duna, projetando e construindo um rebocador portuário em escala reduzida.

Saiba mais 

O Duna é uma competição universitária pioneira no Brasil, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que envolve equipes de alunos na criação de um modelo funcional de um rebocador. A competição avalia o desempenho dos protótipos em várias provas ao longo dos dias do evento, incentivando a inovação e a colaboração entre estudantes de diferentes disciplinas de Engenharia.

FOTO: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui