Dezenove empresas do Programa Inova Amazônia – Módulo Tração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amazonas) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apresentaram os resultados finais de seus projetos durante o “Demoday Inova Amazônia”. O evento ocorreu, na noite de terça-feira (27/08), no Casarão da Inovação Cassina, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus.
A atividade, que marca o encerramento do Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, permitiu aos empreendedores o compartilhamento de ideias e resultados de seus projetos no formato de Pitch, uma rápida apresentação para despertar o interesse de possíveis parceiros e investidores, além de possibilitar o networking e exposição de marcas.
Para a chefe do Departamento de Planejamento e Avaliação Institucional (Deplavi) da Fapeam, Verena Makaren Soares, as apresentações demonstram que os projetos não visam apenas o sucesso econômico, mas trazem também a preocupação com preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade da Amazônia.
“O programa apoiou pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras que refletem que o desenvolvimento pode e deve caminhar lado a lado com a conservação ambiental”, disse Verena.
Destaques
Na oportunidade, as empresas Magnus Amazônia, Biofábrica Ananas e Amakos Laboratório receberam certificado de menção honrosa pelo zelo, dedicação, operosidade e competência evidenciados durante a execução do projeto.
Ao longo da execução dos projetos foram realizados mais de 40 eventos, acompanhados pela Fapeam. No período de capacitação, as equipes das startups que integram o Inova Amazônia, passaram por diferentes tipos de oficinas e mentorias, que auxiliaram em estratégias de planejamento e gestão de negócio.
Para analista de negócios do Sebrae/AM, Miza Arruda, os empreendedores trouxeram resultados exitosos e a conquista é fruto da parceria com a Fapeam.
“A bolsa proporcionada para eles é extremamente importante, porque possibilita que consigam reverter o recurso para a sua subsistência enquanto empresários ou que obtenham subsídios e estruturas de produtos para o desenvolvimento de suas propostas”, enfatizou Mirza.
Inova Amazônia
O programa tem o objetivo de gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia na Amazônia, por meio da sustentabilidade e da conexão entre os empreendedores da região.