A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), enviou ao município de Nhamundá, (distante 383 quilômetros de Manaus), equipe operacional que avaliou os sete poços tubulares existentes no município e que abastecem os três bairros. Foi constatado que somente um poço tubular (PT-01), apresentou rebaixamento do lençol freático, por conta dos impactos da estiagem severa que castiga o estado este ano.
A Cosama, então, implementou ações operacionais, reforçando o abastecimento da área de influência, com aumento no horário de fornecimento de água, por meio dos outros poços ativos.
“Por meio dessa ação, está sendo garantido a compensação e o equilíbrio hidráulico do sistema de abastecimento de água, ratificando o compromisso de fornecer água tratada à população do município,” disse o gerente de operações da Cosama,Waldernandes Nahim.
A professora Lia Costa, disse que o serviço de fornecimento de água melhorou em Nhamundá.“Hoje ela está muito melhor, depois que veio a Cosama, tanto é que essa água podemos consumir, sem problemas nenhum para fazer nossas refeições diárias”, atestou a professora.
Plano de ações
A Cosama está seguindo o plano de ações com uma série de medidas de combate à estiagem prevista para o ano de 2024. Entre as medidas adotadas pela empresa, destacam-se a antecipação da aquisição e envio de produtos químicos necessários para o devido tratamento da água fornecida, envio de conjuntos motobombas e a realização de manutenções preventivas na rede de distribuição de água.
Além da campanha de conscientização sobre o desperdício de água, incentivando seus clientes a adotarem práticas de consumo responsável, visando a preservação dos recursos hídricos e a garantia de um abastecimento sustentável no longo prazo.
FOTOS: Francy Silva