FVS-RCP participa da Semana do Soldado com campanha de prevenção de doenças

Orientações sobre doenças, como malária, dengue, zika e chikungunya estavam na programação

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fortaleceu a ação de educação em saúde, com medidas de prevenção a doenças, neste sábado (24/08), da Ação Cidadania Verde Oliva, realizada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) no Shopping Manaus Via Norte, zona norte de Manaus.

A campanha é parte das comemorações da Semana do Soldado por parte do Exército Brasileiro. A FVS-RCP marcou presença com atividades expositivas voltadas para a prevenção de doenças, como malária, dengue, zika e chikungunya, visando conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas no combate a essas enfermidades.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a importância da participação da fundação em ações de grande alcance, como a Semana do Soldado. “A presença da FVS-RCP em eventos como este é fundamental para levarmos informação de qualidade à população. Prevenir doenças é um trabalho constante e a participação em atividades expositivas nos permite aproximar ainda mais a vigilância em saúde da comunidade”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-RCP, Amanda Andion, destacou que a fundação fortaleceu a parte de promoção à saúde e prevenção de doenças, como as formas preventivas de evitar arboviroses, como a dengue. “Enquanto Vigilância em Saúde, a FVS-RCP fortalece a prevenção de agravos, trazendo educomunicação, jogos lúdicos interativos e apresentando máquinas e equipamentos utilizados nos programas para quem visita a atividade da Semana do Soldado”, afirmou.

Uma das pessoas presentes na ação que visitou o estande da FVS-RCP foi a estudante Maria Beatriz Maciel do Nascimento, de 8 anos. “Aprendi que há morcegos que são perigosos e outros não. Não sabia e gostei da explicação”, disse a estudante, referindo-se à exposição sobre prevenção de zoonoses, incluindo a raiva humana que pode ser transmitida pela mordida de morcegos hematófagos.

Verde Oliva

A Ação Cidadania Verde Oliva contou com outros serviços oferecidos à população, como a exposição de viaturas, embarcações e aeronaves, demonstração de cães de guerra, vacinação, emissão de documentos e distribuição de mudas de plantas.

De acordo com o general Costa Neves, comandante do CMA, ações como essa mostram a importância que o Exército Brasileiro dá para a ação integrada. “Nós estamos com essa atividade, mostrando uma faceta do Exército Brasileiro, que é procurar parceiros na sociedade, nas lideranças de diversos setores e oferecer serviços para a nossa população”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui