Governador Roberto Cidade reforça atuação estadual no combate às queimadas no Amazonas

Governo do Estado mantém operações de combate, fiscalização e monitoramento de incêndios e das fumaças

Foto: Divulgação / Secom

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, destacou, nesta segunda-feira (26/10), durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais (Copec), a atuação integrada dos órgãos estaduais no combate às queimadas na região metropolitana de Manaus e no interior do estado. Na ocasião, o governador também reforçou o empenho para responsabilizar os autores de crimes ambientais.

“Fizemos um balanço do que estamos fazendo e dialogamos sobre o que precisamos fazer daqui para frente. Ressalto e parabenizo o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que estão trabalhando, incansavelmente, também em parceria com o Governo Federal que tem dado apoio para este governo e também em parceria com as prefeituras do interior. Ressalto que nós vamos seguir combatendo as queimadas e vamos cobrar para que cada criminoso que faz esse tipo de ação, que causa um transtorno muito significativo para o nosso estado e atrapalha a vida de milhares de amazonenses, seja penalizado”, declarou o governador Roberto Cidade.

O Governo do Amazonas mantém as operações de combate, fiscalização e monitoramento, com atuação integrada dos órgãos estaduais e articulação com as autoridades federais e municipais, diante da gravidade dos incêndios e dos riscos à saúde e à segurança da população.

De acordo com o comandante do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, as fumaças que chegaram a Manaus nos últimos dias são provenientes de focos de incêndio na região do Baixo Amazonas e em municípios do Pará. Nesse sentido, o governador Roberto Cidade afirmou que entrará em contato com o governo do estado vizinho para que a situação seja controlada da melhor forma.

“Nós já estamos trabalhando para fazer a nossa parte aqui no nosso estado, mas também vou pedir junto com a nossa equipe para entrar em contato com o Governo do Pará e ver o que é possível ser feito da parte deles para poder dialogar porque essas fumaças vão chegar novamente daqui a dois ou três dias”, declarou o governador.

Entre 1º de junho e 25 de outubro, o CBMAM contabilizou 3.878 ocorrências relacionadas a incêndios urbanos e florestais e atuou no combate a 24.266 focos de incêndio em todo o estado. Desse total, 4.728 foram registrados na capital e 19.538 no interior. Cerca de mil profissionais, entre bombeiros militares e brigadistas, participam das operações.

Para ampliar o combate aos incêndios em áreas de difícil acesso, o Governo do Amazonas investiu na contratação de duas aeronaves especializadas. Atualmente, o Estado conta com 18 aeronaves de diferentes órgãos em operações, entre helicópteros e aviões.

Operações de combate e fiscalização

O Governo do Amazonas mantém diferentes frentes de atuação para conter os incêndios, prevenir novas ocorrências e responsabilizar os envolvidos em crimes ambientais. Iniciada em maio de 2026, a Operação Amazonas Mais Verde atua no combate imediato aos focos de incêndio em 33 municípios.

Entre junho e agosto, as ações de educação ambiental alcançaram mais de 43 mil pessoas. A operação também ampliou a capacidade de resposta com a entrega de 20 novas viaturas, incluindo 17 picapes equipadas com kits de combate a incêndio, e 453 equipamentos multimissão.

A Operação Tamoiotatá, iniciada em 23 de fevereiro, antecipou as ações de campo para o período de estiagem e abrange 13 municípios. O trabalho reúne equipes do CBMAM, responsáveis pelo combate aos incêndios, e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que fiscaliza o uso irregular do fogo.

O balanço da operação registra R$ 235,9 milhões em multas aplicadas, 504 autos de infração, 296 termos de embargo, mais de 34,8 mil hectares embargados e duas prisões. Ao longo das dez fases, 412 servidores foram mobilizados.

Já a Operação Alerta Fogo, coordenada pelo Ipaam, intensifica a fiscalização do uso ilegal do fogo em municípios da Região Metropolitana de Manaus e de outras áreas do estado. As equipes utilizam drones, dados de monitoramento, imagens de satélite e viaturas com acesso à internet via Starlink para identificar focos de calor e direcionar as ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui