Governo do Amazonas entrega quadra poliesportiva aguardada há 15 anos por escola e moradores da Cidade Nova

Vice-governador Tadeu de Souza inaugura novo espaço que beneficiará mais de 1,5 mil estudantes da rede pública e comunidade do entorno

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Estudantes, servidores e moradores do entorno da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, prestigiaram, em peso, nesta quinta-feira (30/11), a inauguração da quadra poliesportiva da unidade. Aguardado há mais de 15 anos, o novo espaço foi recebido pela comunidade como elemento transformador da realidade social da região.

A entrega foi feita pelo vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, que reafirmou o compromisso do Governo Wilson Lima com a oferta contínua de espaços de qualidade para a prática de esportes, nas unidades geridas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A obra, que estava paralisada desde 2008, recebeu investimentos na ordem de R$ 800 mil em recursos próprios do Estado.

“As comunidades próximas desta escola – Fazendinha, Campos Salles, Cidade de Deus – esperavam há muito tempo por essa quadra. Uma década e meia que esse espaço passou por várias gerações e não se resolvia. Os estudantes tinham que fazer as atividades físicas de modo improvisado. Agora, vai ser útil tanto para os alunos e professores como para a comunidade”, declarou o vice-governador.

A Escola Estadual Letício de Campos Dantas é uma das 420 unidades escolares e administrativas revitalizadas pelo Governo do Amazonas desde 2019, com um investimento de R$ 105 milhões. Além da quadra poliesportiva, a escola já havia sido contemplada com serviços de pintura predial geral, manutenção de telhado e sistema hidráulico e limpeza de poço.

“A escola, hoje, está sendo entregue ampliada, com toda a reforma em sua estrutura, mais a quadra poliesportiva. O governador Wilson Lima, assim como toda a administração superior da Secretaria de Educação, não mediu esforços para que essa obra superasse os entraves administrativos dos órgãos de controle e pudesse ser entregue à população”, salientou Tadeu de Souza.

‘Sonho realizado’

As intervenções físicas promovidas na Escola Estadual Letício de Campos Dantas beneficiam um total de 1.571 alunos, cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A unidade também abriga turmas do projeto Avançar e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) Ensino Médio, no período noturno, ambos sob coordenação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

“A gente sabe da importância de uma estrutura como essa, porque ela vai muito além, realmente, do esporte. Ela atende à comunidade. É mais um feito do Governo Wilson Lima. Estamos muito felizes, hoje, aqui com o vice-governador Tadeu de Souza fazendo essa entrega que esses alunos estavam extremamente ansiosos para receber”, disse a secretária estadual de Educação, Kuka Chaves.

Ex-aluna e atual professora de Educação Física da escola, Danielle Araújo, participou da solenidade de entrega. Ela é uma das testemunhas do início das obras da quadra no ano de 2008, em gestões anteriores. “Quando eu saí daqui [como estudante] foi com aquele aperto: ‘Poxa, minha quadra vai ficar pronta e eu não vou estar mais na escola’. Agora, voltei professora e eu vou poder aproveitá-la da melhor forma”, disse.

“É a realização de um sonho. Eu, enquanto ex-aluna, enquanto comunidade, porque eu moro aqui também, e enquanto professora, agora, de Educação Física, que é a minha ‘sala de aula’. Eu fico muito feliz em estar aqui com os meus alunos e poder saber que, agora, eu vou poder construir muitas memórias positivas”, complementou a professora durante a inauguração.

Matriculado em uma turma do oitavo ano, Gabriel Duarte, tem grandes expectativas para aproveitar o espaço poliesportivo e já pensa nos jogos interclasses de 2024. O estudante mandou um recado para os colegas sobre o bom uso do local. “A gente pede para vocês, meus amigos, que tomem cuidado da quadra, que tentem não quebrar, não riscar e fazer o máximo possível para que ela fique ainda mais linda”, defendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui