Governo Presente: Sepror incentiva agricultura urbana e periurbana com a distribuição de 600 mudas frutíferas

A Sepror também vem promovendo a degustação de alimentos produzidos pelo Programa Estadual de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos ao público presente

Foto: Emerson Martins / Sepror

Incentivando a agricultura urbana e periurbana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), distribuiu 600 mudas frutíferas para a população urbana, na 13ª edição do Governo Presente realizada, neste sábado (31/08), no bairro Grande Vitória, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, zona leste de Manaus.

A ação segue as diretrizes da Lei Nº 14.935, de 26 de julho de 2024, que estabelece a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, uma atividade que tem se destacado como uma iniciativa crescente em diversas cidades ao redor do mundo e oferece uma estratégia promissora para enfrentar a pobreza, melhorar a segurança alimentar e nutricional de comunidades urbanas e criar ambientes urbanos mais saudáveis.

Representando o titular da Sepror, Daniel Borges, o secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas da Seapaf, Eirie Vinhote, destacou que essa ação vem para estimular a agricultura em Manaus e otimizar a produção de alimentos em casa.

“Estamos fazendo a distribuição de 600 mudas frutíferas, incentivando a agricultura aqui na cidade de Manaus e na região periurbana, o que significa isso? É o retorno daquelas mudas frutíferas, daquele alimento próximo de casa”, destacou.

A produtora rural Graciete Ferreira esteve participando das ações do Governo presente, e foi uma das beneficiadas com a ação. “Sou agricultora do ramal da Mulheres, localizado no ramal do Brasileirinho que hoje se tornou uma área urbana onde eu já tenho plantações e, com o incentivo da Sepror, estamos aqui recebendo mudas de laranja, de cupuaçu, pitaya para incrementar nossas produções”, destacou.

Balanço Sepror

Nas últimas edições do Governo Presente em 2024, a Sepror beneficiou famílias cadastradas na rede socioassistencial com alimentos que foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  Ao todo, foram adquiridas mais de 52 toneladas de frutas e verduras com um investimento na ordem de mais de R$ 247 mil.

Outras 3.500 pessoas foram atendidas com as ações do Programa Estadual de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos (Pcodepa), que conscientiza e reforça a importância da redução do desperdício de alimentos, evidenciando as práticas sustentáveis com as degustações das receitas de aproveitamento Integral ao público presente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui