Neste sábado (24/08), na 12ª edição do programa Governo Presente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) atendeu cerca de 1,5 mil pessoas, garantindo consultas com médicos especialistas, aferição de pressão e glicemia e orientações de promoção à saúde. Além disso, o setor de Ouvidoria recebeu demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) sobre consultas e exames.
Criado pelo governador Wilson Lima, o programa tem o objetivo de levar os serviços públicos estaduais para mais perto do cidadão. Esta edição foi realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
Na ocasião, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que, para esta edição, foram disponibilizadas à população consultas em clínica geral, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia e urologia.
“Tivemos médicos especialistas, além de exames, e também um circuito voltado à promoção da saúde, com orientações à comunidade”, destacou a secretária da SES-AM, ressaltando que, ao todo, 51 profissionais da saúde participaram dos trabalhos oferecidos à população durante a execução desta edição.
Além disso, explica Nayara Maksoud, na promoção à saúde a SES-AM realizou orientações sobre saúde bucal para crianças, saúde da mulher com dicas sobre prevenção ao câncer de mama e a importância de fazer o preventivo, dicas de como manter uma boa alimentação.
Também foram ofertados o serviço de Ouvidoria e a disponibilização de equipe do Complexo Regulador do Amazonas, para realização de atualização cadastral.
O farmacêutico Flávio Cavalcante relatou que esteve no local em busca de atendimento com ortopedista, porque sentia dores nas pernas. “Procurei ortopedista, obtive atendimento e fui muito bem orientado. A ação foi além do esperado e, por ser em um sábado, foi ótimo”, disse, parabenizando a iniciativa do Governo do Estado.
A artesã Edinilza Carvalho recebeu atendimento com oftalmologista. “Eu estava precisando realizar uma consulta com o oftalmologista e aqui eu consegui. Eu fui bem atendida, o médico passou a minha receita dos óculos e remédio que eu estava precisando. Eu achei muito bom”, declarou.