Mais de 1,5 mil alunos de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Ernesto (EE) Penafort, no São José 2, zona leste, serão beneficiados com a revitalização da unidade de ensino. A escola é a 464ª unidade a passar por melhorias na gestão do governador Wilson Lima e foi entregue à comunidade, neste sábado (14/09), durante o 14º do Governo Presente. Nesta edição, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou 863 atendimentos.
Com investimento de aproximadamente R$ 450 mil, a unidade de ensino recebeu serviços de elétrica, hidráulica, pintura, capina, além de manutenções gerais como troca de vidros, esquadrias e serralheria.
“Essa escola revitalizada vai beneficiar muitos estudantes. É uma satisfação possibilitar isso. No Governo Presente, já são mais de 820 atendimentos no Seduc Atende e outros 300 relacionados ao Provão Eletrônico. É o poder público possibilitando melhoria de vida, hoje, e na sequência, agora com esta revitalização”, ressaltou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.
A subestação da escola também passou por manutenção, e foi realizada a poda das árvores, limpeza geral nos sistemas de esgoto, rede lógica e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.
“Eu tenho conversado com meus estudantes e corpo docente, e o sentimento é um só: estamos muito felizes com a revitalização e gostaríamos de agradecer o governador Wilson Lima pelo trabalho”, compartilhou o diretor da unidade de ensino, Maurício Araújo.
Provão Eletrônico
Neste sábado de Governo Presente, a Secretaria de Educação efetuou 863 atendimentos à população. Foi dada continuidade às inscrições para aplicação das avaliações do Provão Eletrônico, que encerram neste domingo (15/09). Mais de 5 mil vagas estão sendo ofertadas. Para além do agendamento, o estande da Secretaria de Educação no Governo Presente também oferece a emissão de certificados de conclusão da EJA. No total, esse espaço contou com 16 atendimentos, entre inscrições para o Provão e entrega de certificado.
E foi em busca deste serviço que Marianny Maurera, 19, marcou presença neste sábado. Natural de Anzoátegui, na Venezuela, e há sete meses em Manaus, Marianny descobriu o Provão Eletrônico dentro da sala de aula de um curso profissionalizante. De acordo com ela, desde então surgiu o interesse em se inscrever e fazer a prova, que resultou no recebimento, neste sábado, do certificado de conclusão do Ensino Médio.
“Eu já estava em busca de melhorias e ouvi sobre o Provão. Não passei de primeira, mas não desisti. Hoje, posso continuar sonhando com mais qualidade de vida”, destacou Marianny.
Os interessados no agendamento do Provão devem apresentar, no ato da inscrição, os documentos de RG (original) e CPF, além de atenderem os requisitos obrigatórios para realização das provas, entre eles ter o a partir de 15 para o Ensino Fundamental, e partir de 18 anos para fazer as provas de nível Médio.
Seduc Atende e Comissões
A Secretaria de Educação ofertou, também, os serviços do “Seduc Atende” com 203 atendimentos, dos quais 134 foram atualizações cadastrais, 43 sobre o Pé de Meia e 23 auxílios no agendamento de serviços do Sinetram.
Além disso, o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) estiveram presentes fazendo atendimentos com psicólogos e assistentes sociais. No total 644 pessoas, foram alcançadas com distribuição de material informativo, atendimentos e recebimento de denúncia.
FOTOS: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar