O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com as obras de pavimentação do ramal Terra Preta, localizado no km 58 da rodovia AM-070, em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).
Com investimento no valor de R$ 5,95 milhões, o contrato contempla toda a extensão do ramal Terra Preta, com 3,15 quilômetros, com serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.
Com 42% de avanço físico alcançado, estão em andamento os serviços de terraplenagem e de drenagem profunda. A pista contará com plataforma de seis metros de largura e acostamento de um metro de cada lado.
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, as obras de pavimentação garantem muito mais do que infraestrutura para a população, é também uma oportunidade de viver bem e com dignidade.
“As obras no ramal Terra Preta seguem avançando e isso reforça ainda mais o compromisso do Governo do Amazonas com a mobilidade da população. Sabemos o quanto a pavimentação de ramais e estradas promovem a integração e o desenvolvimento regional, é por isso que seguiremos trabalhando para transformar a realidade e mudar para melhor a vida dos amazonenses”, destacou o secretário.
Expectativa
Residente do ramal Terra Preta, há oito anos, o agricultor Carlos Alberto Gomes, de 54 anos, falou com entusiasmo sobre o andamento das obras. Para ele, que é o último morador da via, a expectativa de escoar seus produtos e trafegar com segurança está cada vez mais perto de se concretizar.
“A maior dificuldade mesmo era o direito de ir e vir que não estávamos tendo. Para se ter uma ideia, daqui (casa) até o ponto onde o rio enchia, tivemos que carregar uma tonelada de tambaqui nas costas, imagina como que ficou o pescado. Agora não, os sonhos são diferentes. Estamos bem tranquilos e felizes com essa obra que está sendo realizada no nosso ramal”, afirmou.
A dona de casa Vânia Lopes, de 50 anos, também compartilha do entusiasmo sobre a obra. Moradora do ramal Terra Preta há 20 anos, Vânia falou das dificuldades enfrentadas pela falta de mobilidade e que, agora, já estão sendo superadas pelos serviços executados na via.
“Nós não temos agente de saúde para nos visitar nas nossas casas, nós temos que ir em outras comunidades. E alguns que tem transportes não tem como entrar ou sair, tem que ir a pé, por conta do igarapé e da lama. Quando o asfalto chegar vai ser um sonho realizado para todos os moradores porque vai nos ajudar muito, em todos os sentidos”, ressaltou.
Situada na região do Rio Negro-Solimões, Manacapuru possui atualmente uma população de 101.956 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2024.





