Em Manaus, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), do Governo do Amazonas, adquiriu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), 15 toneladas de alimentos produzidos por produtores rurais de povos originários.
O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA Indígena, coordenado pelo Governo Federal e executado pelo Governo do Amazonas, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar indígena.
Com investimento de R$38 mil, o programa adquiriu alimentos de 5 produtores rurais indígenas da aldeia Samaúma Vermelha, em Manaus. A representante dos produtores, Ione Kokama, destaca que o programa incentiva o desenvolvimento das comunidades.
“A Sepror tem incentivado os nossos povos originários. Estamos fazendo nossas plantações e essa entrega incentiva nossas plantações e colheita. Só tenho a agradecer por esse projeto e esse incentivo do Governo do Estado” destaca a Ione.
Ao todo, foram beneficiadas cinco instituições localizadas em Manaus, o presidente da associação Tupã na Oca (uma das beneficiadas), Melquezedque Sateré, enfatizou a relevância da ação para as famílias cadastradas na instituição.
“Quero agradecer ao governo do estado do Amazonas junto a coordenação do PAA indígena, junto a Sepror, pela doação dos alimentos que irá chegar na mesa dos parentes indígenas. Então em nome do meu povo indígena eu quero agradecer ao Governo do Estado e ao PAA”, afirmou.
De acordo com o coordenador do PAA, Juliano Osawa, a ação tem o objetivo de apoiar os produtores locais e as comunidades indígenas do Estado do Amazonas.
“Este marco representa um avanço significativo na valorização da cultura indígena, no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da segurança alimentar das comunidades tradicionais. O PAA Indígena não apenas apoia os produtores locais, mas também contribui para a preservação das tradições e da identidade cultural das comunidades indígenas do Estado do Amazonas”, destacou Juliano.
PAA Indígena em Amaturá
Durante essa semana o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), atuou na logística de 5 toneladas de alimentos em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus). Com investimento de R$50 mil, 80 agricultores familiares indígenas tiveram seus produtos adquiridos pelo PAA-Indígena, que destinou os alimentos para seis escolas indígenas da zona rural de Amaturá.