Com ordem do governador Wilson Lima a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) destinou, na segunda-feira (04/02), 10 mil comprimidos de Risperidona para a Policlínica Gilberto Mestrinho, referência da rede estadual no atendimento de pacientes com transtornos mentais.

De acordo com o secretário de Saúde, defensor Carlos Almeida, o abastecimento, em caráter emergencial, é para garantir que os pacientes não fiquem sem a medicação, enquanto a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) aguarda a entrega de uma remessa maior para a reposição de estoque.

A previsão do fornecedor é de que a remessa de medicamentos, suficiente para abastecer a rede por três meses, chegue a Manaus em uma semana.

A Policlínica Gilberto Mestrinho atende cerca de 730 pacientes com transtornos de ansiedade, do humor e bipolares, depressão e psicose. Para esses tratamentos é indicada a administração do Risperidona, também prescrito a pacientes com autismo.

Segundo Carlos Almeida, o desabastecimento das unidades com medicamentos e insumos hospitalares foi um dos pontos críticos identificados no início da nova gestão e que vêm sendo tratado com prioridade no governo Wilson Lima.

No caso da Riperidona, que ficou sem estoque na Cema para abastecer a rede desde novembro do ano passado, a situação se agravou porque o município, que também dispensava a medicação em suas unidades, parou com o fornecimento no final do ano passado.

Nesse período, a medicação estava disponível na Cema, especificamente para pacientes inscritos no Programa Estadual de Medicamento Especializado (Proeme).

O secretário de Saúde revelou que ainda haverá, nos próximos meses, situações críticas em relação aos medicamentos, já que a logística do Amazonas também não contribui para que as providências sejam sanadas de imediato. “Qualquer medicamento que vier para cá, porque a grande maioria não se encontra no Amazonas, demora no mínimo 23 dias para chegar e as demandas são cavalares e são diárias”, explicou.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here