Ação vai avaliar sinais 4G e 5G das três maiores operadoras que atuam no país em 21 pontos na cidade de Palmas

Secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, e técnicos da Anatel medem a qualidade do 4G e do 5G / .FOTO: Shizuo Alves/MCom

Nesta semana, a Blitz da Telefonia Móvel desembarcou na cidade de Palmas, em Tocantins. Serão vistoriados 21 pontos com o objetivo de medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do país. A ação é desenvolvida pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até dezembro a blitz terá passado pelas 27 unidades da federação. “Estamos rodando todas as capitais brasileiras para ter um diagnóstico de como está a cobertura do sinal de internet nos principais pontos do país e, assim, fazer com que as operadoras corrijam eventuais falhas que possam estar ocorrendo nesses locais”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No roteiro da Blitz constam a Escola da Magistratura; Praia da Graciosa; áreas de atendimento hospitalar como Medical Center, Hospital Unimed e Hospital Osvaldo Cruz; Estádio Nilton Santos; Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues; entre outros.

Após as vistorias, a Anatel produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, posteriormente, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as falhas que forem encontradas.

“Estamos aqui na Praia da Graciosa aferindo a qualidade do sinal, mas também vamos percorrer outras localidades para saber se a cidade está com os níveis de cobertura considerados ideais. Vamos medir no entorno do estádio [Nilton Santos], no setor que concentra um grande número de hospitais, em Taquaralto, que fica mais distante, e em vários outros bairros”, disse o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, na noite desta terça-feira (19).
“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação para realizarem melhorias na prestação do serviço aqui em Palmas. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, complementou.

A Blitz da Telefonia Móvel já passou por São Luís (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI), Timon (MA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC) e Porto Alegre (RS).

A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui