Xandão usurpou poder no Brasil e ‘ameaça líderes com prisão’ diz EUA

Sem citar Moraes, integrante do governo Trump diz que ‘um único’ ministro do STF usurpou poder no Brasil e que ‘ameaça líderes com prisão’
Christopher Landau, vice-secretário do Departamento de Estado americano, escreveu em uma rede social que ministro “destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os EUA”. No início da semana, ele já tinha escrito que o ministro arrasta o Brasil para uma ditadura judicial.
Por Redação g1

09/08/2025 14h01 Atualizado há 17 horas

Christopher Landau, vice-secretário do Departamento de Estado americano. — Foto: Reprodução/X
Christopher Landau, vice-secretário do Departamento de Estado americano. — Foto: Reprodução/X

O número dois do Departamento de Estado americano, Christopher Landau, disse em uma rede social, sem citar o nome do ministro Alexandre de Moraes, que “um único juiz do Supremo Tribunal Federal usurpou o poder” no Brasil.

Em uma publicação em sua conta no X, o vice-secretário do setor, chefiado por Marco Rubio, escreveu que a separação de poderes entre os diferentes ramos do governo é uma “garantia de liberdade”. “Nenhum ramo ou pessoa pode acumular tanto poder se for controlado pelos outros”. Em seguida, Landau sugeriu que a divisão de poderes está ameaçada no Brasil.

“O que está acontecendo agora no Brasil ressalta esse ponto: um único juiz do Supremo Tribunal Federal usurpou o poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com prisão, detenção ou outras penalidades”, escreveu.

O vice-secretário ainda diz que o país vive uma “situação anômala e sem precedentes” e que o ministro “destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os EUA”.

Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui