Amazonas: Dep. João Luiz solicita recriação das secretarias Estadual e Municipal de Esporte

Deputado estadual João Luiz (Republicanos)

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) duas indicações do deputado estadual João Luiz (Republicanos) que propõem ao prefeito de Manaus, David Almeida, e ao governador do Estado, Wilson Lima, a recriação das secretarias Municipal e Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e (Sejel), respectivamente. As duas pastas foram extintas em 2020 e, desde então, segundo o parlamentar, todos os projetos, programas e eventos de esporte foram paralisados na capital e no interior do Estado.

A Semjel foi incorporada, como subpasta, à estrutura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), enquanto a Sejel fundiu com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), adotando a nomenclatura Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAR).

“Ocorre que duas das principais secretarias, tanto no município quanto no Estado, tornaram-se pastas secundárias, perdendo completamente suas funções reais, que é promover e levar atividades físicas para a sociedade como um todo por meio de programas, projetos e ações. E, em meio à pandemia, a população precisa realizar atividades para manter a saúde física e preservar a saúde mental. Mas o que vemos são órgãos com orçamento estagnado, enquanto a população clama por ajuda”, justificou João Luiz.

Na avaliação do Republicano, a recriação das secretarias irá mudar os cenários das quadras poliesportivas, das minivilas olímpicas e tantos outros espaços públicos destinados à prática de esporte na capital e tbm no interior do Estado.

“Hoje, os espaços públicos voltados para atividades físicas estão abandonados. Sem cronograma, programação e projetos específicos, esses locais estão sem utilidade e tornaram-se alvos de vandalismo. Enquanto o povo precisa desse apoio para enfrentar a pandemia, os locais construídos para esse fim e os profissionais de educação física padecem. Infelizmente, nosso esporte se resume a esse triste cenário”, lamentou o parlamentar.

Ao defender a recriação da Sejel e da Semjel, João Luiz relembrou o período em que foi secretário Municipal de Esportes, com a implementação de um calendário anual de atividades em todas as áreas desportivas.

“Ninguém faz nada sozinho e, durante as visitas a bairros, comunidades e escolas, ouvimos as sugestões da população, criamos um amplo calendário de atividades, beneficiando a todos e, o melhor, com o apoio integral dos comunitários. Desta forma, em parceria com os próprios moradores e gestores de escolas, realizamos um trabalho que beneficiou pessoas de todas as idades, de crianças a idosos”, comentou João Luiz.

Nos documentos enviados à prefeitura e ao governo, o parlamentar ressaltou, ainda, que apesar dos processos de fusão terem tido a intenção de otimizar os serviços e rotinas administrativas, é visível que, enquanto independentes, tanto a Semjel e Sejel atuavam de forma mais eficiente.

“Tanto a extinta Sejel quanto a Semjel, por meio de programas, conseguiam alcançar um número muito grande de pessoas e, por isso, realizavam um trabalho mais eficiente antes de serem fundidas à Seduc e à Semasc, respectivamente. Por tudo que foi exposto nos dois documentos, espero contar com a sensibilidade do prefeito David Almeida e do governador Wilson Lima para que sejam recriadas as duas pastas”, concluiu o Republicano.

Texto: Jeane Glay
Foto: Mauro Smith

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui