Com o auditório da Escola Municipal Beatriz Maranhão lotado, foi aberta em Parintins na noite desta sexta-feira (22), a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, reunindo lideranças sociais, ambientais, povos originários, comunidades rurais, organizações da sociedade civil que se uniram em defesa de soluções para reverter os impactos das mudanças climáticas.
Os presentes conheceram os eixos temáticos que estarão em debate durante todo o dia de sábado (23). Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental são os temas das palestras e dos debates em grupo.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Socorrinha Carvalho, declarou aberta a Conferência, alertando para o compromisso da Prefeitura de Parintins e de cada cidadão em buscar uma saída que minimize os impactos das mudanças climáticas que já estão presentes no município e em toda a região. Socorrinha lembrou o quanto Parintins sofreu com as queimadas em 2023 e como a Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente vem atuando para reduzir os impactos dos efeitos climáticos. Socorrinha ficou extremamente grata porque a população de Parintins atendeu ao chamado da Sedema com cerca de duzentas pessoas presentes na Conferência.
O procurador do município, Rondinelle Viana, que no ato representou o prefeito Bi Garcia, enalteceu a participação de cada cidadão no colegiado para uma tomada de decisão diante da emergência climática que já alcança “as nossas casas”.
Também participaram da mesa contribuindo com os debates, a representante do prefeito eleito, Mateus Assayag, Daniela Canto, o subcomandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Parintins, Geandro Oliveira, a secretária municipal de Turismo, Karla Viana, representante da IFAM, professor Arqleidson Pinheiro, representante da UEA, professor João D’Anuzio, Nilciana Dinelly representante da Diocese de Parintins,
Adriano Aguiar da Defesa Civil e a delgada de Polícia Civil, Marna de Miranda. Os líderes Sateré Mawé João Ferreira de Souza e Jafé Ferreira deixaram suas mensagens em defesa do meio ambiente.
O evento tem continuidade neste sábado com palestras de diretores do INPA e das universidades, aprovação de propostas e a escolha dos delegados que representarão Parintins na Conferência Estadual do Meio Ambiente.