Para incentivar a leitura e estimular o imaginário das crianças a partir de atividades pedagógicas literárias, unidades de ensino, da Prefeitura de Manaus, deram início à “Semana do Livro Infantil”. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 9/10, na escola municipal Alexandrina Bentes, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
O secretário de Educação em exercício, Lourival Praia, participou da abertura e ressaltou a importância de incentivar a leitura desde a infância. “O que a Semed faz é cada vez mais colocar a leitura no dia a dia das nossas crianças. Embora, hoje, o livro não seja tão comum nos ambientes, já que vivemos em um mundo totalmente tecnológico, vamos manter sempre nossas bibliotecas e programas de leitura nas unidades de ensino. O livro leva o ser humano a lugares incríveis. Sou um leitor que fui incentivado pelos meus pais desde pequeno e fiz o mesmo com meus filhos, por isso valorizo este momento”, afirmou o secretário.
Os visitantes foram recepcionados pelos alunos Ana Clara de Melo, 9 anos, e Arthur Pontes, 8 anos, ambos do 3º ano do ensino fundamental, caracterizados como os escritores Cecília Meireles e Monteiro Lobato.
“O livro é muito importante na vida das pessoas, pois abre nossa imaginação, criatividade e também nos ajuda a conhecer outros vocabulários”, comentou Ana.
Arthur acrescentou que a leitura ajuda muito no processo de aprendizagem e faz bem para a saúde. “Quem lê é muito mais inteligente. A leitura também mantém a saúde mental das pessoas”, completou o pequeno leitor.
A “Semana do Livro Infantil” é desenvolvida pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e acontece até sexta-feira, 11/10, em todas as unidades de ensino da rede municipal, onde cada professor poderá realizar atividades diversificadas.
“Durante toda esta semana, as unidades de ensino podem realizar atividades diversificadas, utilizando obras literárias, peças infantis, leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, entre outras metodologias pedagógicas”, explicou a assessora do GACPE e responsável pelas bibliotecas escolares, Rosana Dutra.