Autoridades do Condado de Los Angeles disseram no sábado que os ventos fortes e as condições secas esperadas para o fim de semana e a próxima semana manterão a ameaça de incêndio alta.
Incêndios florestais mortais assolaram por cinco dias consecutivos, destruindo mais de 12.300 casas e prédios e deixando pelo menos 11 mortos. O chefe dos bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony C. Marrone, disse aos repórteres que seu departamento está preparado para os fortes ventos de Santa Ana que podem atiçar as chamas até quarta-feira.
“Esses ventos, combinados com ar seco e vegetação seca, manterão alta a ameaça de incêndio no Condado de Los Angeles”, disse Marrone.
O Eaton Fire queimou 14.117 acres e agora está 15% contido, com mais de 7.000 estruturas danificadas ou destruídas. Marrone disse que 2.832 equipes de emergência foram mobilizadas para combater o incêndio.
Todd Hopkins, chefe de batalhão do Cal Fire, disse que o Palisades Fire está agora em 21.596 acres e está 11% contido. Um total de 5.316 estruturas foram destruídas no incêndio, incluindo 426 casas. Mais de 150.000 moradores foram evacuados, ele acrescentou.